Continued from page 1
Também na onda da grande de Internet, muitas empresas tem desenvolvido programas com a idéia do VoIP, para reduzir os custos de telefonia ou até possibilitar a conversa entre um ou mais pessoas, como o www.skype.com e a www.paltalk.com.
Pessoalmente, tenho gostado da idéia da digitalização, que possibilita também a serialização da conexão entre os equipamentos. A serialização, tem sido uma tendência, mas falta muito o que padronizar, foram várias tentativas e ainda existem dissidências. No mundo da informática, vemos o caso do USB e do Firewire, cada um tem suas vantagens e problemas, mas também procuram serializar, unificar e reduzir o número de conectores e cabos de conexão entre os equipamentos.
O fim dos Fios A parte, que para mim, será o final mais emocionante e legal da digitalização e serialização das conexões, será o WiFi, que quer dizer, Sem fio com alta fidelidade (Wireless Fidelity).
Hoje temos o WiFi dos computadores, que tem padrões específicos para o transporte de dados em rede, este meu notebook está conectado a minha rede residencial WiFi, usando o protocolo 802.11g, que me garante a taxa de 54MBits até 30 metros da base, ou seja, posso ficar sentado no sofá, banheiro e até na varanda sem precisar de um monte de fios, somente o fio da rede elétrica ¿ Tomara que logo acabem com a necessidade dele também.
O uso da conexão wireless, nos é velho conhecido e as vantagens, mais ainda. Quem é que nunca viu um telefone sem fio e se não tem, gostaria? Os telefones celulares também são outro grande exemplo.
A tecnologia de antenas, transmissores e receptores evoluiu muito nos últimos anos, garantindo a correção de erros, recuperação do sinal, baixo consumo de energia e pequeno espaço para o transreceptor. Tudo isso tem ajudado a digitalização de serviços dentro de empresas, casas e grandes áreas. Você já pode encontrar por ai, diversos equipamentos que antigamente precisariam de um cabo para se conectar e hoje, usam a mesma tecnologia wireless, sendo o 802.11 ou o Blue Tooth.
Em um futuro não muito distante, teremos a possibilidade de todos os equipamentos de uma casa ou empresa, trocando dados e conectados em uma grande rede. Não sei como que ficará a bagunça na vizinhança, já que a transmissão sempre ultrapassará a área física determinada.

Analista de Sistemas, especialista de projetos para Internet desde 1993, projetista e mantenedor de diversos sites no Brasil, como os sites da FAMEM e Porto do Itaqui.