Convergência ou digitalização total?

Written by Ruben Zevallos Jr.


Convergência é uma palavra muito usada como palavra chave dos marketeiros tecnológicos pelo mercado a fora, onde procura-se de mostra que um determinado produto ou tecnologias estão caminhando, ou convergindo para uma outra.

A Digitalização Total, é para mim, muito mais que somente uma convergência e sim uma necessidade. Desde a invenção do telefone, que o mundo está deparando com um grande problema, OS FIOS. Sem eles, não haveriam as ligações telefônicas, energia elétrica e até os pequenos componentes do seu computador. Você já olhou atrás do seu computador?

Imagine você, que para cada uma das linhas telefônicas, tem um cabo que sai da central telefônica até o aparelho do assinante? Pois é, imaginem que existam milhões no Brasil, imagine no mundo.

A digitalização é uma grande tendência, onde tudo estará sendo digitalizado e sendo transportado como dados dentro de um único cabo.

O transporte de informações digitais, é muito mais eficiente, limpo e prático que o transporte analógico. Um cabo telefônico, consegue atender somente uma única conexão sonora, dentro e uma faixa restrita de freqüência, devido a características do cabo e meios de transporte. Se o seu telefone fosse digital, você poderia ter diversos serviços e até mais linhas de voz pelo mesmo cabo.

A digitalização começou com a transmissão em satélites, muliplexadores de telefones, transmissão por fibra-óptica e depois do advento da Internet, tudo está sendo digitalizado e transportado por IP.

Quem diria, que um protocolo simples como o TCP/IP, seria a grande vedete do mundo, mesmo depois de mais de 30 anos da sua invenção e implementação.

Hoje em dia, tudo está sendo digitalizado, desde a música do seu carro, que já toca CD, o celular e até a TV, que estará vindo digital.

Outra grande vantagem da digitalização, está na qualidade do resultado, já que dependendo do meio, a mesma informação pode ser enviada em pacotes duplicados para utilizar no caso de erros, bem como transmitir validadores do conteúdo. Um exemplo disso, é o caso dos telefones celulares, que foram digitalizados faz um certo tempo e com isso aumentou a segurança contra grampo, clonagem e aumentou consideravelmente a quantidade de usuários por célula.

A Voz sobre IP Hoje, a grande vedete da digitalização, está no VoIP, que quer dizer, Voz sobre IP, do Inglês (Voz over IP). A idéia é simples. Nas grandes organizações, praticamente todos os lugares tem cabos de rede, que podem transportar somente a voz analógica ou dados da rede. Então, para reduzir a quantidade de fios e equipamentos ativos da empresa, você poderá conectar no mesmo cabo de rede, o seu aparelho telefônico, com uma grande vantagem, ele poderá ser mais que somente um telefone, poderá ser um terminal de serviços digitais.

O VoIP, tem sido amplamente utilizado para a redução de custos telefônicos, porque as grandes corporações, podem utilizar/ceder um pequeno espaço da sua banda de conexão entre as filiais, para o transporte de voz digitalizada e compactada. Hoje em dia, praticamente todos os roteadores e centrais telefônicas digitais, suportam a conexão do VoIP, o que facilita a integração de várias centrais, como dentro de uma rede de telefonia normal, mas utilizando a infra-estrutura já contratada. O custo do investimento inicial, continua elevado, mas ele se paga rapidamente, basta imaginar que uma empresa reduzirá em mais de 40% nos custos de telefonia por ano.

Technology & Communication

Written by Robert F. Abbott


A study a couple of years ago found that 63% of executives were making fewer business trips because of technology.

Instead of a plane trip, face-to-face meetings and a plane trip back, they used email, videoconferencing, or online meetings, according torepparttar Accountemps study.

If you're a manager who's spending less time with a suitcase and more with a mouse, you'll want to pay attention torepparttar 143912 nature ofrepparttar 143913 media we use, and especially when sending important messages.

A few years ago we heard a lot about etiquette in electronic messaging (netiquette) onrepparttar 143914 Internet, about needing to be conscious of how messages might be misconstrued by receivers. One ofrepparttar 143915 ideas to come out of that effort was emoticons, little text symbols that aimed to make up forrepparttar 143916 loss of facial expressions and body language.

Emoticons and netiquette have pretty much disappeared, butrepparttar 143917 world of electronic communication still can be a dangerous place.

And especially dangerous ifrepparttar 143918 stakes are high, as they're likely to be when managers communicate this way. So, let's further explore some issues that arise when we communicate electronically, rather than face-to-face.

In my limited experience with videoconferencing, for example, I found I had to work harder just catchrepparttar 143919 words, which reducedrepparttar 143920 amount facial expression information I took in. And, ifrepparttar 143921 camera adjusted to take in more facial expressions, then some body language was lost.

Think, too, aboutrepparttar 143922 differences in messages sent by email versus those sent as conventional printed letters. Email certainly leads to faster responses and greater efficiency. However, when sending a printed letter we proofread it both onrepparttar 143923 screen and in print. And,repparttar 143924 time between our initial thoughts and sendingrepparttar 143925 letter is longer. That provides time for second thoughts, sober or otherwise, thoughts that might be wiser or better expressed.

Cont'd on page 2 ==>
 
ImproveHomeLife.com © 2005
Terms of Use