Apoio desperdiçado... Banda passante inutilizada

Written by Ruben Zevallos Jr.


Continued from page 1

Tem telefone? Já pensou em dar uma ligada? Você está REALMENTE querendo ajudar ou está dando uma de bom samaritano? Se quer ajudar, ligue e pergunte se a pessoa REALMENTE mandou a mensagem e principalmente, se ainda precisa da ajuda.

Quem mandou a mensagem fez alguma coisa? Se realmente a mensagem tem valor, quem reenviar, dirá que já AJUDOU e tem certeza que é uma boa.

De que adianta ficar enviando mensagens sem REALMENTE fazer alguma coisa?

Você conhece algum sistema de verificação de mensagens enviadas? Eu que trabalho com TI - Tecnologia da Informação desde meus 13 anos (hoje tenho 37), estou trabalhando, pesquisando e desenvolvendo tecnologias para Internet, desde 1994 e NUNCA soube de algum sistema que pesquisa-se mensagens enviadas. Se algum dia eu souber, com certeza entrarei na justiça contra a empresa que o FEZ. Isso.

Os serviços de e-mail são baseados em soluções independentes, ou seja, o meu e-mail é baseado no MEU servidor e nele, tenho certeza que NÃO tem qualquer sistema de espionagem de mensagens.

Portanto NÃO adianta enviar somente mensagens, que ninguém receberá dinheiro, que a Microsoft ou qualquer outra empresa NÃO pagará ou dará premio e se alguém disser que ganhou dinheiro, é mentira.

Ainda quer reenviar a mensagem? Se depois de tudo que falei, você AINDA quer encaminhar alguma mensagem, então dê atenção a Netiqueta - Etiqueta da Internet, ou pelo menos apague as caixas postais das outras pessoas que enviaram as mensagens.

LEMBRE-SE, que enviar mensagens para muitas pessoas acarreta no uso indevido das linhas da Internet, seja a sua, seja das outras pessoas. Isso também OCUPA espaço nos discos das caixas postais, bem como o tempo para baixá-las. Pense nisso antes de ficar reenviando mensagens para os outros.

Analista de Sistemas, especialista de projetos para Internet desde 1993, projetista e mantenedor de diversos sites no Brasil, como os sites da FAMEM e Porto do Itaqui.


Dicas para usar melhor seu e-mail

Written by Ruben Zevallos Jr.


Continued from page 1

Procure apagar o conteúdo antigo, que já foi discutido na mensagem, e principalmente apague os outros destinatários, quando você for encaminhar a mensagem para outras pessoas. Lembre-se do que comentei acima.

Responda a mensagem que você recebeu, não espere que a outra pessoa lembre-se do que vocês conversaram. Eu, por exemplo, recebo dezenas de mensagens todos os dias. Imagine receber uma resposta sua com somente um "SIM, concordo!". Concorda com o quê? Eu prefiro, dependendo do assunto, comentar a mensagem com [Ruben] entre cada ponto de idéia que deverá ser respondido. Dessa forma o remetente poderá entender o que eu compreendi, bem como entender meus comentários; muitas vezes parece que estamos conversando, já que vou respondendo pensamento por pensamento, na mesma seqüência que eu li.

Anexos... Esses são os grandes e terríveis vilões da Internet. Recebo anexos de tudo quanto é tipo, são PDFs, PPTs, WAV, MP3 e até AVIs, WMVs etc. Todos arquivos grandes e principalmente inúteis. São amigos que mandam mensagens de Natal, de apoio, novenas entre outras tantas, alguns vídeos (avi e wmv). São até interessantes, mas consumiram 2 a 3 mega bytes de espaço do meu e-mail, fora o tempo para baixar.

Recomendo que você peça autorização para o envio de tais anexos. Verifique antes se o destinatário deseja recebê-los continuamente. Lembre-se de que muitos arquivos recebidos podem conter vírus e que você também poderá estar ajudando a passá-los para frente.

O e-mail está sendo utilizado cada vez mais como ferramenta de trabalho. Organizações o estão utilizando para enviar ordens, pedidos e até normas, onde o @seu_dominio.xxx.br se torna um referendo ao que você disse. Recomendo cuidado quando você utilizar o seu e-mail da empresa, principalmente para assuntos fora do contexto do seu trabalho.

E finalmente recomendo que utilize tipo de letra, fundo e cores que possam ser lidas por todas as pessoas. Já recebi mensagens com fundos escuros e letras pretas... Como é que se pode ler uma mensagem assim? Também fundos coloridos e até musicais... Estava no escritório e a caixa de som com o volume alto, quase morri de susto e todos da empresa vieram saber o que tinha acontecido.

Devido à sua versatilidade, o e-mail pode e deve ser utilizado nas mais variadas formas. Eu, pessoalmente, amo o e-mail, faço negócios com clientes em diversos lugares do Brasil e do mundo e sequer utilizo o telefone para fechar tais transações. Por isso recomendo a todos um certo cuidado para que a sua mensagem seja lida e compreendida corretamente.

Analista de Sistemas, especialista de projetos para Internet desde 1993, projetista e mantenedor de diversos sites no Brasil, como os sites da FAMEM e Porto do Itaqui.


    <Back to Page 1
 
ImproveHomeLife.com © 2005
Terms of Use