Ser civilizado é muito mais que somente usar tecnologia, viver em cidades com grandes edifícios e pessoas importantes. Ser civilizado é também conhecer os protocolos sociais e segui-los, mesmo que em alguns momentos tenhamos que seguir uma nova tendência, mas é um movimento que também tem suas regras.A Internet também não foge a regras, principalmente as antigas regras de escrita, redação e estrutura do texto. Não estou querendo comentar aqui regras de língua e muito menos formas de se escrever e sim recomendações de como se comportar dentro da Internet, para que você compreenda e seja também compreendido.
O e-mail é uma ferramenta fantástica. Desde que o utilizei pela primeira vez em uma rede local, fiquei imaginando usá-lo para trocar mensagens com amigos e parentes em outros lugares. Felizmente comecei a usar a Internet em 1993 e a coisa esquentou quando a Internet comercial veio também para o Brasil.
Com a Internet, vieram novas modas, novos conceitos e até as dúvidas sobre a verdadeira distância entre as pessoas e a validade dos relacionamentos virtuais.
O e-mail é nada mais que uma carta escrita em uma máquina de escrever diferente, onde todas as regras de parágrafos, texto e conteúdo devem ser mantidas, principalmente para que a mensagem seja entendida.
Recomenda-se utilizar letras minúsculas e as maiúsculas, somente quando desejar ENFATIZAR alguma coisa. Na Internet, a letra maiúscula, quer dizer que você está GRITANDO, além do que dificulta a leitura. Evite o uso de gírias virtuais, mostre-se diferente da sua turma escrevendo direito. Não use gírias como (naoum = não, ateh = até, kero = quero, ksa = casa, entre tantas outras).
O e-mail é uma grande ferramenta, cheia de recursos que devem ser utilizados de forma sábia para evitar que vire ruído.
Primeiramente, identifique-se corretamente, coloque o seu nome correto, como Ruben Zevallos Jr., e não como já vi, RZ, ou somente RUBEN, Ruben o Fera etc. Mesmo que você use uma caixa postal para trocar mensagens com amigos.
Utilize o pedido de resposta de recebimento somente quando você realmente desejar saber se as pessoas receberam. Eu raramente aceito o envio da resposta de quem faz isso para todas as mensagens e conheço mais pessoas que fazem o mesmo.
Utilize o CCO – Cópia Carbono Oculta e não o CC – Cópia Carbono quando você for enviar ou encaminhar mensagens para várias pessoas. O envio de dezenas de destinatários é para mim uma falta de respeito com a minha privacidade, principalmente porque os spammers se utilizam disso para pegar e usar os e-mails. Por exemplo, ontem um amigo enviou um e-mail informando o seu novo e-mail usando o CC:. Por coincidência ou não, algumas horas depois, foram recebidas propagandas na caixa postal de várias pessoas da mesma lista.