Windows ou Linux?

Written by Ruben Zevallos Jr.


Fico rindo, quando eu ouço comentários a respeito da Microsoft, com o $ no lugar do S. Alguns dizem que a Microsoft é o mesmo que o lado negro da força ou até os Borgs da série Jornada nas Estrelas que querer assimilar tudo e todos. O computador é uma caixa fria e sem vida, precisa dos programas (software) para funcionar. Tudo no computador depende de pelo menos um software, a BIOS, que testa o equipamento (hardware), para depois carregar e executar o Sistema Operacional – SO.O DOS, Windows e o Linux, são exemplos de SO.

Quem é quem - O Linux, é um SO que foi desenvolvido por hobby em 1991 pelo Finlandês Linus Torvalds, que queria ter um SO melhor que o Minix, um SO gratuito na época, então, ele escreveu do zero todos os códigos. Ele divulgou na Usenet (uma espécie de antecessor da Internet), onde vários usuários gostaram e começaram a colaborar com melhorias. Hoje no mundo existem milhares de desenvolvedores e grandes empresas investindo pesado nas melhorias e facilidades do Linux, sempre sob supervisão do Linux.

O Windows é o SO da Microsoft evoluído do DOS. Somente a versão 3.11 foi um sucesso, depois tivemos o Windows 95, 98, 2000 e agora o XP. A Microsoft é a maior empresa de software do mundo e a que mais investe em tecnologia . O Windows XP não é somente da Microsoft, como se imagina, ele é um conjunto de tecnologias próprias e licenciadas de outras empresas.

Algumas verdades e mentiras - É verdade que os SOs dependem intimamente do hardware. Se têm problemas, o SO deixará de funcionar corretamente. O Linux tem uma arquitetura de multicamadas, que controla melhor os processos concorrentes, sendo a melhor escolha para servidores multiprocessados e de grande volume de processamento.

O Linux pode ser baixado gratuitamente na Internet e usado sem problemas, mas para grandes soluções o Linux e o Windows precisam ser comprados. As versões customizadas do Linux custam o equivalente ao Windows. Você pode customizar o seu Linux de graça. Basta procurar e escolher as soluções na Internet. Só observe como será o suporte no caso de problemas e dúvidas. Você também pode acessar e mudar o código fonte do Linux. Já imaginou o tamanho conhecimento, tempo e energia para conseguir algum resultado positivo?

O Software Livre, realmente nos libertará dos custos?

Written by Ruben Zevallos Jr.


Muitos papas da área de tecnologia estão pregando que o software livre será a solução dos problemas brasileiros. O mundo inteiro está se voltando para o software livre como se fosse a uma nova religião, onde tudo que está fora disso é coisa de hereges, dignos de serem jogados na fogueira.

Precisamos ter o cuidado com as definições impostas, engolidas e digeridas como alimento santo. O Software Livre não é TÃO livre assim e pretendo descrever de forma imparcial com base em projetos de conversão de software pago para livre, que nos final das contas, descobriram que estavam gastando MUITO mais dinheiro, tempo e principalmente perda de eficiência, que com o tal do Livre.

O Sistema Operacional é a Alma do Negócio Os programas de computadores que usamos nos nossos computadores precisam dos Sistemas Operacionais ¿ SOs, para se comunicarem com o mundo. São os SOs, que criam a interface com o mundo externo, por isso a grande guerra entre o Windows e o Linux.

Os SOs são MUITO importantes, porque sem eles, nós, os programadores teríamos que programar milhares de linhas de código para conseguir acessar o disco, apresentar no monitor de vídeo. O simples ato de você digitar uma tecla requer pelo menos algumas centenas de linhas de código.

Porque o Windows cresceu? Todo mundo esquece ou NUNCA soube o motivo que o Windows cresceu e outros SOs não.

A coisa MAIS importante para quem desenvolve, é ter um conjunto de facilidades para programação, que são conhecidas como APIs (Application Programming Interface). Sem eles, os programas simples, como um cadastro de mala direta, poderia nunca sair do papel. Quando a Microsoft criou o Windows, ela fez MUITO mais que somente criar um SO, ela criou e disponibilizou sem custos, milhares de funções para que os programadores pudessem usar os recursos do seu SO. A Microsoft, tem feito MUITO mais que isso ao longo do tempo, ela tem criado tecnologias como o ActiveX e DirectX, que mudaram a forma de interação e do mundo dos jogos. Com essas APIs, milhares de programadores conseguiram gerar seus projetos em pouco tempo, reduzindo seus custos com horas de desenvolvimento, correção de bugs e compatibilidade com equipamentos proprietários.

Sabores de um mesmo OS A Microsoft, quando lançou o Windows 95, ela fez MUITO mais que somente lançar uma nova versão do Windows. A Microsoft procurou criar um novo ambiente de desenvolvimento e de interação com o usuário final.

Desde a versão Beta do Windows 95 o Chicago, tenho notado que a Microsoft tem sempre se preocupado com o usuário final comparando ao hardware. Na visão da Microsoft, qualquer coisa que facilite a vida do usuário vale alguns megabytes de memória e também performance. Porque? Porque o hardware está sempre em evolução e barateamento. No lançamento do Windows 95, um computador com 64MB de memória RAM e um HD de 200MB era o sonho. Custava algo em torno de R$ 2500,00. Hoje um computador com a capacidade centenas de vezes maior, custa bem menos.

Para uma empresa de desenvolvimento, o que mais importa é a compatibilidade entre versões de um mesmo OS. Quem é que deseja gastar dinheiro e tempo mantendo equipes para compatibilizar seus produtos para as diversas versões de SOs?

A Microsoft cumpriu e continuam cumprindo que um programa que foi desenvolvido para o Win32 no Windows 95, poderá rodar e RODA no Windows XP/2003 sem problemas e é isso ai mesmo.

No Windows, as APIs para desenvolvimento de drivers (software de conexão com o hardware), apresentação e interface são padrões e compatíveis com todas as versões.

Sabores do Linux? A mídia fala do Linux como se fosse uma única coisa, mas infelizmente não é. Cada distribuição do Linux, tem suas características especiais, como interfaces, formas de configuração, apresentação, instalação etc.

Estou falando também do conteúdo, porque em uma instalação, você poderá usar uma interface de apresentação, diferente da instalação da sua casa ou do seu amigo. Você pode também usar skins diferentes para cada micro e ai vai.

Tudo isso colabora para a criação de um ambiente altamente personalizado, mas que também gera um grande problema, que é a falta de padronização e ambientação do usuário final, que é quem estará usando a ferramenta.

Performance, Código Aberto e Segurança Sempre ouço todo mundo falar que o Linux é melhor em tudo. Que o Linux tem uma performance melhor, que a segurança é muito maior que a do Windows e principalmente por ser código aberto, você poderá alterar ou trabalhar no código da sua forma. Será que isso é realmente verdade?

Performance, o que é isso? Se estivermos falando em ambientes caracteres e serviços específicos, como banco de dados relacionais. Realmente o Linux é a melhor solução devido as suas características inerentes a sua tecnologia, mas o Windows não fica muito atrás.

Quando falamos em ambientes gráficos, o Linux perde de longe. Enquanto o Windows 95 roda numa boa em 32 MB, o ambiente gráfico do Linux pede pelo menos 120MB, fora que consome MUITO mais recursos de processamento e memória.

Segurança, será mesmo? Muitos Linuxzeiros falam da segurança do Linux após configurações e comparam ao Windows quando sai da caixa. Muito conveniente, mas a Microsoft NÃO perdeu tempo e agora, o Windows foi declarado pelo mercado como o SO mais seguro quando sai da caixa que o Linux.

Se você configurar bem o Windows, o máximo que poderá se fazer, é parar serviços, mas invadir o sistema... pouco provável. Visitando sites de segurança e falhas em sistemas operacionais, encontrei uma coisa MUITO interessante. Encontrei MUITO mais recomendações para correções de falhas no Linux que para Windows.

Código Livre, você sabe programar em C? Duvido que 10% dos fanáticos pelo Linux saibam escrever pelo menos alguns linhas de código em C. Fico pensando analisar e alterar algum código específico do SO ou de algum aplicativo.

Cont'd on page 2 ==>
 
ImproveHomeLife.com © 2005
Terms of Use