Se gritar Pega Ladrão, não sobra um

Written by Ruben Zevallos Jr.


A situação no Brasil parece que está complicada, mas não é verdade, tirando o fato que boa parte das denúncias, estão sendo promovidas pelos próprios políticos, do tipo, é melhor acusar o visinho, que os olhares voltam só para ele.

A Política no Brasil Desde que o Brasil era Império, a coisa do conchavo, venda de influencia entre outras são comuns, talvez até algo criado e fomentado pelos próprios governantes, que sempre viviam das sobras.

No seu livro o Príncipe, Maquiavel, procurou mostrar algumas das coisas utilizadas no Brasil no tempo do Império, que mesmo depois da república, continuou só que agora com o nome de prefeito, vereador, governador, deputado, senador, ministro e assessores.

Quem é que não se utilizou de algum amigo, para conseguir alguma dica ou até favorecimento junto a algum órgão ou empresa?

Usar da política ou como nos negócios, de networking, é normal e até esperado, porque vivemos em um mundo socializado, onde damos preferências a quem conhecemos.

O Ilícito da política Usar de influência ou do poder concedido para obter vantagens pessoais é crime, com crimes definidos no código penal. Usar informações privilegiadas para favorecimento em licitações e negócios, principalmente do governo, não é bom, mas até aceitável, porque faz parte do jogo, mas quando a coisa desbanca para o lado corrupto, a coisa pega.

O Brasil está vivendo uma onda de atentados ao público, onde os funcionários públicos, políticos entre outros tantos, estão sendo pegos em pequenos e grandes esquemas que furtam o dinheiro e as vezes, até o direito do cidadão de usar e exercer a sua cidadania. São casos de roubo da qualidade da merenda escolar até a falsificação de aposentadorias do INSS.

Quando alguém usa o ¿poder¿ do dinheiro para obter um favorecimento, a coisa muda de lado, deixa de ser política para corrupção e que também existem as leis previstas para isso.

Roubo é ilegal, não importa qual o valor ou tamanho Meu pai dizia que não importa o tamanho do roubo, de uma palha a milhões, tudo é roubo e pela lei brasileira, pode ser uma bala, que você poderá ser preso, fichado e processado como qualquer meliante de mão armada.

Vejo que as pessoas no Brasil, tem o costume de procurar se aproveitar de pequenos deslizes de caixas, coisas que estão sobrando e até as que se acham na rua, sem procurar devolver ou até procurar o dono... como diria o Gerson... o mundo é só das pessoas que tiram vantagens... ou seja, dos espertos. Precisamos viver na ilegalidade? NÃO! Não precisamos e podemos vier numa boa, o mundo pode até parecer uma selva, mas não é, estamos tornando isso aqui em uma selva. Não precisamos buscar poder, para subjugar outras pessoas, poderemos numa boa, viver em harmonia, dentro da nossa comunidade, sem precisar prejudicar os outros, sem precisar passar as pernas nos outros.

Que Brasil é esse que estamos vivendo?

Written by Ruben Zevallos Jr.


Este é o quadro do Brasil que nós, os Brasileiros estamos cultivando ao longo de dezenas de anos. Foram a base de dezena de anos que somente torcíamos o nariz para as atrocidades contra nossa privacidade, ao nosso dinheiro e principalmente ao nosso patrimônio.

O Brasileiro, como se diz, que devido a centenas de anos de colônia, mais governos pós republica, umas 2 ditaduras entre outras coisas... Alguns dizem que é culpa dos militares, FMI etc.

A culpa é NOSSA! Eu me vejo como culpado, porque de uma forma branda, aceito para não pagar uma multa ou evitar demora em uma Blitz. É aquele acerto que damos para o garçon, para conseguir um melhor lugar em algum restaurante ou na entrada de alguma casa noturna. São pequenos esqueminhas, que perante a lei, seriam crimes do colarinho branco, sejam por 1 ou milhares de reais.

Também somos culpados, porque não nos mobilizamos contra o aumento abusivo de preços, contra a corrupção da polícia, políticos, a morosidade dos processos na justiça, contra a impunidade dos bares e restaurantes que tocam música alta até o amanhecer.

Tudo bem, desde que não afete a minha vida Estamos assim, neste esquema de chutar o lixo que encontramos na nossa porta, em vez de colocá-lo no contêiner ou até mesmo não ter jogado ali.

Somos assim... reis de nossos castelos de areia, que utilizamos os serviços públicos de água, energia elétrica, pavimentação das ruas, policiamento sem olhar, porque todos são falhos, visível baixa qualidade e até danosos a nossa saúde.

Estamos nessa história de boi, que está sendo levado ao curral e depois ao matadouro, que só procuramos fazer alguma coisa, quando o carrasco está se armando para dar a marretada faltal.

Precisamos tocar o controle sobre nossas vidas No Brasil, as pessoas só se movimentam, quando a coisa está preta ou poderá terminar em festa. Vejam as passeatas que estão já aconteceram. O Povo brasileiro não sabe fazer greves passivas, somente as com gritaria e algumas até com atos de violência e vandalismo.

Controlar nossas vidas, quer dizer que devemos e podemos tomar decisões de deixar de consumir algum produto ou serviço que não nos é satisfatório ou até, reclamar por escrito para o órgão ou empresa prestadora do serviço.

Somos um bando de frouxos! Porque alguns dizem que não podemos enfrentar? Alguns até dizem que os poderosos poderão sacanear nossas vidas, ou até coisa pior. Algo como os ataques dos gangsters dos filmes americanos. Isso até pode acontecer, mas o que você prefere? Se deixar ser sacaneado aos poucos ou arriscar a conseguir alguma coisa?

Cont'd on page 2 ==>
 
ImproveHomeLife.com © 2005
Terms of Use