RSS: as notícias em seu computador

Written by Ruben Zevallos Jr.


RSS (do inglês "Really Simple Sindication") é uma definição baseada na linguagem XML e foi criado em 1997 com o objetivo de facilitar a distribuição de notícias e informações pela internet. Desde o seu lançamento, ele já sofreu várias melhorias com diversas versões, e a mais atual é a versão RSS 2.0. Inicialmente, o RSS foi criado para sites de notícias, como jornais e revistas, e logo outras pessoas viram outras utilizações, como a distribuição do conteúdo de blogs e atualizações de sites.

A idéia era de reduzir a necessidade da constante visita aos sites de informações e notícias. Para isso, você instala um RSS Reader (Leitor RSS), ou um Agregador de RSS, como o http://www.feedreader.com/ e o http://www.rssreader.com que são gratuitos e também em inglês (até o momento não achei nenhum projeto em português)

Uma vez instalado o agregador, você visita seus sites de notícias e procure por ícones laranjas com o texto RSS ou XML. Caso não encontre, pode ser que o site ainda não suporta o RSS. O Jornal Pequeno, logo estará também com o RSS no seu site.

Depois de localizar o ícone, que cada site tem sua forma e distribuição de conteúdo, você precisa copiar e colar o endereço e adicionar uma nova fonte ou "feed", como conhecido no RSS. Depois que você colar a entrada e aceitar, o agregador apresentará o nome da fonte, bem como já disponibilizará a lista das últimas informações prestadas no site. O RSS abre espaço para título, resumo, link, data e hora da notícia; com isso, você poderá escolher qual notícia realmente interessa.

Eu tenho no meu computador diversas fontes locais, nacionais e algumas internacionais do meu interesse. Para facilitar a busca, existem projetos, como www. RSSBrasil.com.br, que pretende ser o maior diretório de RSS no Brasil, o Projeto http://www.rssficado.com.br/ e o http://www.feeds.com.br/

Use a Internet e faça a sua cidade ser vista

Written by Ruben Zevallos Jr.


Ser transparente não é mais uma moda e sim a necessidade do administrador público moderno. A Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF, obriga a todos a manter os registros em dia, tudo dentro dos limites da lei e o mais importante, enviá-los para o TCE e publicá-los dentro dos prazos.

A grande rede mundial, conhecida como Internet, está em uso no Brasil desde o início dos anos 90, entrou na sua fase comercial em 1995 e hoje, somos um dos grandes usuários e produtores de conteúdo do mundo.

O governo brasileiro tem dado grandes saltos, desenvolvendo e mantendo grandes portais de informações governamentais, como o http://www.brasil.gov.br e o http://www.comprasnet.gov.br. Cada estado também tem feito seus portais, como o do portal do estado do Maranhão, o http://www.ma.gov.br., provendo informações sobre a administração e principais características do estado.

A FAMEM, no seu site, http://www.famem.org.br, publica diariamente, notícias da mídia, enviadas pelas prefeituras e informações de interesse do gestor público, bem como informações para os munícipes. No site também você encontra uma área reservada para informações de cada município, que por sinal, tem sido negligenciada.

Atualmente, não existe melhor meio para prover informações turísticas, eventos, comerciais, notícias e principalmente, prestar contas aos munícipes das promessas e projetos que o prefeito fez e está executando.

Cont'd on page 2 ==>
 
ImproveHomeLife.com © 2005
Terms of Use