O valor de nossas vidas

Written by Ruben Zevallos Jr.


Quanto que vale a vida de um ser humano? Quando que vale a MINHA vida? Quanto que vale uma vida?

Sinto que a vida vale MUITO. MUITO MESMO! Sem ela, eu não poderia escrever, não poderia falar, não poderia amar e principalmente não poderia viver.

A ausência da vida é uma coisa muito triste. Quando nos deparamos com o deserto ou imaginamos que poderá não haver vida em outros planetas ou até no universo inteiro.

Porque então NÃO damos valor a vida alheia? Porque então destruímos as florestas, os rios e até mesmo nossas cidades?

Valor, é isso, não temos o valor Quando dizemos que valorizamos a NOSSA vida, dizemos como algo muito vago. Tanto que corremos nos nossos carros quando estamos bem, sabendo poderá ocorrer algum acidente, fora outras loucuras que fazemos. Porque? Porque NÃO sabemos o quando vale nem mesmo a nossa própria vida.

A vida é algo maravilhoso, mas como dizer isso, se no nosso planeta a vida explode por toda parte? São insetos, pobres, fungos e até os micróbios que causam doenças. Tudo é vida e algumas que matamos para que a nossa vida possa existir.

Nada... a vida não vale nada É isso ai. A vida NÃO vale nada. Não vale nem mesmo para a natureza, que os cientistas estão descobrindo diversos momentos que acidentes praticamente dizimaram a vida do planeta por várias vezes.

Mesmo hoje, o homem mata milhões de animais, devido a suspeita de contágio de alguma doença. Tudo porque visam salvar vidas humanas. Quem foi que disse que uma vida humana vale mais?

A vida inteligente vale mais? Será mesmo? E os golfinhos que os japoneses fazem questão de matar todos os anos? E as baleias que também estão cada vez mais próximas a extinção?

As baleias e os golfinhos são comprovadamente animais inteligentes, tem linguagem próprias e características que nós os humanos também temos. Você poderá dizer que eles são animais, não humanos.

A cada ano, ouvimos dos mortos das guerras e da violência nas cidades. São pessoas inocentes e outras nem tanto tendo suas vidas ceifadas. São milhares que no mundo devem chegar aos milhões.

Será que realmente a vida inteligente vale mais?

A minha vida tem que valer É isso... Queremos ACREDITAR que pelo menos a nossa vida TENHA VALOR. Ela tem que ter. Você está vivo. Você respira. Você sente alegria, amor e até a dor. Você pensa. Você tem sonhos. Eu tenho que valer alguma coisa. PRECISO que a minha vida tenha valor.

Eu PRECISO!

Todos precisamos, mas a minha vida é mais importante, porque é assim... tem que ser assim... se eu trocar a minha vida pela de outrem, será que ela dará valor a vida que se foi?

Precisamos acreditar Precisamos crer que seremos valorizados. Precisamos crer que pelo menos em algum momento, alguém nos dirá que temos VALOR... mesmo que seja algo rápido, como um orgasmo... Precisamos!

A crença que seremos valorizados em algum momento de nossas vidas, nos fazem mover montanhas. A fé que a nossa família, nossos amigos, nossos namorados(as), nossos esposos(as) e até o nosso chefe, em algum momento demonstre e até diga sinceramente que nós somos algo, que temos valor para suas vidas.

Nós estudamos, trabalhamos e fazemos de tudo para sustentar ou pelo menos ajudar nossas famílias. Acordamos, vamos ao trabalho, encaramos o trânsito, gente chata, chuva, comida ruim, negócios perdidos, metas impossíveis e principalmente o medo de ser demitido ou do cliente cancelar o contrato a qualquer hora.

E porque precisamos ter essa certeza? Sinto que é para que nossas vidas tenham um verdadeiro sentido. Poderemos até viver nossas vidas de forma egoísta. Podemos dizer para todos que estamos BEM e que NÃO precisamos de ninguém. Poderemos até nos fazer acreditar que o nosso valor está no que produzimos, que vemos e que possuímos, mas quando chegarmos em casa ou em algum momento, nos sentiremos vazios, exauridos de toda a crença de que realmente somos algo ou alguém.

Como que isso poderá acontecer, já que estávamos tão bem? Seguros de tudo que tínhamos e éramos?

Escolhas...

Written by Ruben Zevallos Jr.


Lembro-me de meus pais dizerem que tínhamos poucas escolhas, que o mercado somente produzia itens na indústria de massa parecidos, ou seja, dentro do lema da Ford, que dizia: "Você tem escolhas de cores, desde que seja preto" Todos os carros da Ford foram pretos, mas o ser humano cansou de somente ficar escolhendo preto.

Muitas vezes dizemos que a nossa vida já pré-determinada. Que nossas vidas são guiadas pela titã força do destino, que nos empurra para o inevitável. Será que é assim?

A Bíblia diz que Deus nos deus o livre arbítrio, mas também diz que devemos viver para adorá-lo. Será que também não é o mesmo que escolher entre o preto?

O destino está definido, mas a escolha de segui-lo é seu. Precisamos escolher os caminhos. Precisamos escolher em cada encruzilhada que caminho seguir, fazemos isso todos os dias.

O que quero dizer com isso? Que SEMPRE temos o direito, penso que até o dever de escolher, não somente uma opção, mas várias. Seja na opção de empregos, amores, estudo, amigos etc. Existem poucas coisas que não podemos escolher, como em que família nascer ou nosso gênero, mas neste último caso, podemos até mudar algumas características se desejarmos.

Tudo o que fazemos na nossa vida é uma coisa opcional. Nós é que escolhemos que tipo de atitudes tomaremos, bem como seus resultados. Será? Eu tenho certeza que sim, porque podem até dizer que drogado ou alcoolizado, não seria a mesma coisa... mas tomar a droga foi em parte sua decisão.

Escolher é a parte mais legal da vida. Sempre que temos a opção de escolha na nossa frente, sabemos que poderemos mudar o destino da nossa vida. Você é que escolhe... e LEMBRE-SE, que até a não escolha, será uma escolha.

No Amor não muda nada. Não muda mesmo. Porque nós temos que fazer por onde para se aproximar da pessoa que desejamos ao nosso lado. Talvez estamos ainda na condição de ilustre desconhecido, mas para se fazer conhecer, poderá não ser tão simples assim. Se você já tem a pessoa ao seu lado. Você estará sempre escolhendo se deverá ou não continuar a relação quando acontecer alguma coisa ruim. Você sempre terá escolha... Em tudo.

Cont'd on page 2 ==>
 
ImproveHomeLife.com © 2005
Terms of Use