O Porque e Como do SIW

Written by Ruben Zevallos Jr.


Já vi muitos projetos para Internet irem para o buraco, porque o ele teria muito dado dinâmico, relatórios etc, mas foi totalmente guiado por profissionais de design e não de sistemas.

Da mesma forma, que já vi projetos não chegarem ao seu devido lugar, porque os profissionais de sistemas não tinha o conhecimento e visão do potencial da interface web.

A Interface Web é Poderosa... e quando falamos em Sistemas com Interface Web - SIW, nos temos um mundo totalmente novo de possibilidades, principalmente na tão falado Return Of Investiment - ROI, bem como reduz os custos com: - Instalação de sistemas - Atualizações - Treinamento - Equipamentos caros e poderosos - Licenças de sistemas operacionais dos clientes - Licenças de servidores de banco de dados e processos

Fora, que os SIW dão um maior poder para ambos os lados e esse grande poder, está nas opções que você pode incluir após o a extensão do arquivo, como ex.: arquivo.asp?o=10&t=20. O ? é o cara que no meu ver, é a grande diferença perante os sistemas GUI - Interface de Usuário Gráfica. A idéia, é que você pode chamar o mesmo programa (script) para executar funções ou comportar-se de maneiras diferentes a qualquer momento, com somente um clique do mouse.

Muitos podem dizer que a Interface Web é complexa e de difícil desenvolvimento e manutenção. Eu concordo em número e grau, mas isso também acontece com qualquer ambiente, até mesmo o antigo Clipper no DOS.

Os SIW são poderosos e valem todo custo que você tiver, porque com certeza a sua organização reduzirá os custos em comparação com os sistemas, que vamos chamar de legados. Este é o principal motivo, que vejo do porque estudar, pesquisar e investir nos SIW.

O motivo de enfatizar tanto o SIW, é que não estou falando em sites dinâmicos, estou falando em verdadeiros sistemas, mas sendo executados totalmente na Interface Web. Podemos fazer qualquer sistema 100% baseado em ASP/PHP/JSP/etc + Browser. Se você puder usar algum componente ActiveX/Java, você aumenta o poder e se ainda usar XML, não terá limites.

Porque então não há tantos SIWs no mercado? As ferramentas existentes, estão sempre focadas nos sistema com o foco em Design, Página e Resultado. Com isso, você é obrigado a estar sempre pensando em páginas em vez de programas, para você obter um resultado, você terá que copiá-lo para tantos programas/páginas que você precisar... isso vai bem, quando estamos desenvolvendo, mas chega o designer ou o cliente e diz que quer uma pequena mudança... Pronto... Tudo que você fez vai por água baixo e você terá que refazer MUITA coisa.

- Você poderá dizer, mas eu tenho algumas bibliotecas de funções etc etc... - Outros poderão dizer, que é por isso que o SIW não é tão bem quisto - A falta de ferramentas é outro problema - Que ainda falta o ambiente maduro o suficiente, apesar de ter o ASP 6, PHP 5, JSP sei lá das quantas , Cold Fusion MX YZ 2000 Plus...

O que falta é realmente método e coragem Lembro-me quando coloquei a mão no Clipper Winter acho que 86, eu só olhei, tinha algumas folhas de manual e mais nada... olhei para aquilo tudo, peguei o conhecimento que tinha de Cobol, Mumps e Basic e sai testando... o negócio era ler e gravar dados, ler e apresentar na tela e depois, mandar para impressora.

O complicado, foi sozinho sacar disso tudo, usando algumas páginas do manual em inglês (meu inglês não era lá essas na época), alguns exemplos e muita, mas muita imaginação mesmo.

Depois de alguns dias, sai com um pequeno sistema com entrada de dados, saída na tela e algumas listagens... sucesso... foi até fácil, comparando-se com o trabalho que foi com o Mumps ou Cobol.

Novo conceito de apresentação Os SIW, no meu ver, parecem na realidade com relatórios impressos, ou terminais de vídeo TTY, onde você tem que pensar durante a apresentação, sempre da esquerda para a direita e de cima para baixo - LR-TD (right-left, top-down). Quando digo impressora, é porque é isso mesmo... uma vez enviado para o Browser, você não tem mais como corrigir o que foi enviado, só se você cancelar a página e reenviar, mas a página/dados enviados, já foram processados/impressos.

Precisamos de padronizar os SIW?

Written by Ruben Zevallos Jr.


Sempre que falo em SIW padronizados ou padronizáveis, quase sou crucificado. Porque? Porque supostamente no padrão não há arte. Não há o seu toque pessoal.

Muito mais força para a Arte Quando estou falando em padronizar, não estou dizendo tudo deverá ser igual. Não estou afirmando que não poderemos colocar o nosso toque pessoal.

Quando estamos falando em arte, estamos falando na criação. O que seria da criação sem os padrões?

Vivemos em mundo padronizado Levando ao extremo, o mundo é totalmente padronizado. Usamos computadores iguais aos outros, não digo na totalidade, mas nas funções básicas, como teclado, mouse e monitor de vídeo. Lembre-se, que os sistemas operacionais são padronizados.

Se você olhar fora do mundo computacional, onde há muita arte, são os carros... Todos carros são iguais. Todos tem rodas, volante, banco, vidros, mas mesmo assim, as fábricas, lançam todos os anos modelos diferentes, ou seja, não deixaram de lado a criação apesar de estarem trabalhando com um produto altamente padronizado.

Sem a padronização, não teriamos programas de edição gráfica, sistemas operacionais e até a Internet. Sem os padrões, só haveria o caos. O comportamento humano é padronizado e sempre procuramos padronizar. Os padrões servem para organizar alguma coisa, para que muitos possam conhecer e compreender.

Para mim, o padrão, é o grande facilitador para o aumento de minha produtividade, tanto no momento inicial de um projeto, como no momento da manutenção, porque sempre saberei onde estará o problema, ou pelo menos, onde encontra-lo.

O padrão nos liberta para que possamos criar Quando nos baseamos nos padrões e usamos ferramentas para isso, conseguimos ter tempo para criar. Hoje em dia, todos os projetos já iniciam atrasados. Existe uma necessidade de urgência, tudo é para ontem, quando não, mês passado e sempre pegamos o trem bala passando.

Quando falamos em projetos de SIW, estou falando que os padrões poderão nos dar tempo para fazer o que o cliente está comprando, que são as saídas. O cliente não compra telas de cadastro, sistemas de segurança, computadores e instalações bonitas. O cliente compra são os resultados que ele poderá utilizar para aumentar suas vendas, reduzir os custos ou informações que ele poderá utilizar para tomar decisões... muitas vezes, ele estará comprando tudo isso e um pouco mais.

Até onde poderemos padronizar? No caso dos SIW o limite será a sua imaginação, mas eu sempre estou procurando usar a minha experiência para saber qual caminho deverei tomar, mas quase tudo que eu faço poderá de algum forma ser re-utilizado em algum projeto.

Penso que devemos antes de qualquer projeto, procurar criar um ambiente básico que será a plataforma que você utilizará para desenvolver o seu projeto. Você pode começar com pelo menos as seguinte atividades:

  • Telas de cadastramento;
  • Listagens e relatórios;
  • Sistema de segurança;
  • Consultas;
  • Menu de opções.

    Se você desenvolver esse padrão já será de bom tamanho, porque o processo de desenvolvimento será bem mais acelerado e se você ainda for sistemático, o ambiente poderá evoluir e aumentar nas facilidades e complexidade.

    Sempre use o KIS, se não resolver, use o KISS A simplicidade é a coisa do negócio. O universo é simplesmente complexo... complexo porque não o compredemos, quando isso acontecer, veremos que tudo começou de uma simples partícula de energia.

    Quando eu li a respeito do KIS - Keep It Simple (Mantenha Isso Simples), fiquei sempre pensado nos meus trabalhos e notei, que temos uma tendência a complicar as coisas. A preguiça, falta de conhecimento e até mesmo o trabalho isolado nos faz complicar poderia ser simples ou já estava simples.

    Se você não se tocar com o KIS, acrescente um S de STUPID (Estúpido)... porque muitas vezes somos estúpidos em ficar complicando as coisas mesmo. O S serve para nos alertar sempre... eu sempre coloco KIS + S para sempre lembrar do Stupid.

    O mundo está cada vez mais se padronizando Padrões, quer dizer normas a serem seguidas / copiadas. O mundo da Internet está agora envolvido com o tal dos Web Standards - WS, onde todos devem seguir as facilidades não proprietárias, para evitar os problemas de Cross Browser. Fora os WS, temos também fora, os padrões definidos pela ISO, OSI, ANSI, só para listar alguns...

    Portanto, não há porque de ficar se estressando com a arte, já que devemos seguir 200 mil padrões, para que possamos ser aceitos no mercado, porque então, não padronizar o nosso trabalho? Criar ou preferencialmente usar técnicas e métodos já comprovados, que vão acelerar as entregas, bem como a qualidade do produto gerado.

    Convencendo os Xiitas da arte Quando falo em SIW + Sites Web, eu penso sempre em 2 mundos:

  • Dados
  • Apresentação

    Primeiro, iniciamos o projeto com a Apresentação, onde a equipe de Design, define todas as peças e locais onde serão colocadas as partes dinâmicas. A equipe técnica de SIW, verá e fará a proposta de inclusão de facilidades dinâmicas, bem como a inclusão de facilidades padronizadas, se for o caso do projeto, como:

  • Fale Conosco
  • Impressão Amigável
  • Recomendação de Conteúdo
  • Mapa do Site
  • News Letter
  • Busca de Conteúdo
  • Enquête
  • Comentários
  • Avaliação
  • Etc

  • Cont'd on page 2 ==>
     
    ImproveHomeLife.com © 2005
    Terms of Use