O Fim dos Conflitos

Written by Ruben Zevallos Jr.


Como conseguir o fim de um conflito sem as armas? Como conseguir conquistar territórios sem a perder vidas e materiais?

Porque sentimos júbilo quando vemos um filme de guerra, onde o "inimigo" morre em uma explosão, uma bala e principalmente sofrendo?

Porque ficamos tristes e as vezes, com raiva quando algum dos "nossos" morrem de forma rápida e até "direita" devido a natureza do próprio conflito.

O "Valor" da vida Quanto que vale a sua vida? A minha, pelo menos para mim, ela é impagável, mas mesmo assim jogamos fora nossos dias, nos deixamos levar por vícios e hábitos ruins.

Quanto vale a vida de um desconhecido? Dependendo do momento, a vida dele poderá valer mais que a sua, por isso que existem os heróis, que arriscam e muitas vezes perdem suas vidas tentando salvar outras.

E quanto vale a vida de muitos desconhecidos? Parece não valer nada... o que você sente quando se fala de milhares de mortos em algumas guerras, como a do Iraque, países da África e até em catástrofes da natureza no próprio Brasil.

Já vale um pouco mais, a vida de um ente querido, principalmente um filho ou um pai.

A experiência de Vida A vida é cara não pelo simples fato da sua existência, do sangue ou até da importância daquela pessoa, a vida é importante porque eu acho que a minha experiência tem o seu valor. A minha existência tem ou as vezes, precisa ter algum sentido e é isso que estou sempre buscando.

Então, o valor da vida é algo MUITO subjetivo e inerente a cada um, deve ser por isso, que existem tantos ataques, guerras e ataques terroristas mundo a fora.

A vida vale muito para mim, melhor, a minha vida vale muito, mas a sua e de bilhões de desconhecidos, não fazem muito sentido e diferença para mim... Será?

Quanto custa o Social do Brasil?

Written by Ruben Zevallos Jr.


Quem não está sempre reclamando dos pobres que correm para nós pedindo esmolas, reclamam dos buracos no meio da rua, da falta de sinalização e até do guarda que muitas vezes quer somente uma grana para resolver o problema que tem em casa... a fome...

O custo social do Brasil, é muito maior que a peneira que procuramos usar para tapar o sol. Ficamos somente reclamando, correndo e principalmente torcendo o nariz para o problema que está na soleira da nossa porta.

Pobreza... isso existe? Tenho visitado parte do interior do Maranhão e realmente nunca vi tamanha pobreza, que faz das favelas das cidades serem mansões para os que vivem lá. São casas de pau a pique, sem água potável e muito menos um banheiro.

O pessoal come pouco ou nada, alguns, vivem da pescaria ou somente da farinha e da mandioca...

Já se imaginou vivendo nessa forma?

E que culpa eu tenho? Para essa pergunta, a resposta é simples... Não tenho culpa, então porque o problema está à minha porta?

Porque nossos antepassados pisaram na bola... e pisarem feio, quando quiseram ganhar mais, então trouxeram os negros da África e os escravizaram durante séculos e fizeram isso sem dó.

Então, em uma "jogada" política, libertaram milhares de escravos, totalmente sem qualquer tipo de treinamento, que queriam somente viver a sua liberdade e assim se formaram as primeiras favelas no Rio de Janeiro e outras grande cidades.

E ai? Que culpa eu ainda tenho? Nesse contexto, eu tenho TODA a culpa, você também... todo o Brasil, toda riqueza e a falta dela é nossa culpa, porque de uma forma ou de outra, estamos ligados ao passado do Brasil.

Como? Eu, você e todas as famílias, sejam as ricas ou pobres, estamos vinculados a alguma família que já teve alguma coisa. Podem talvez terem usado sabiamente os recursos que foram dados por alguém, ou gastaram de qualquer forma...

Minha família, em parte ou na íntegra veio de fora do Brasil, e porque eu tenho tão pouco? Simples... meus parentes, de uma forma ou de outra, não aproveitaram as oportunidades que foram dadas.

E o que isso tem haver com o Brasil? As favelas, os pobres e entre tantos excluídos, boa parte tem tudo haver conosco. Nós só ficamos calados, vendo o resto cair ao nosso redor... entramos em nossos castelos de areia e torcemos para que a chuva ou o mar não o destrua.

Nos falta coragem para fazer alguma coisa REAL, alguma coisa de fato... falta até o verdadeiro desejo de fazer diferença.

Como que poderemos fazer alguma diferença? O Brasil é um grande pais, com mais de 176 milhões de habitantes... você leu direito? Mais de 176 MILHÕES... quem não se lembra da copa de 70, onde a música dizia, que eram 50 milhões... e em pouco mais de 30 anos, a população Brasileira cresceu mais de 3 vezes.

Nós, que temos um pouco mais de grana, conhecimento e até estamos melhor incluídos digitalmente, pensamos 2, 3, mil vezes antes de imaginar te UM filho, imagine 3 ou mais, como as famílias que vivem no interior, nas favelas vivem?

Você pode conversar, mostrar que existem meios de evitar a concepção, evitar ter tantos filhos, que vão somente copiar o mesmo problema dos pais, serão como clones, onde vão também sofrer e ficar esperando uma esmola de alguém ou do governo.

Cont'd on page 2 ==>
 
ImproveHomeLife.com © 2005
Terms of Use