Medo de que?

Written by Ruben Zevallos Jr.


Quem é que não tem medo de errar?

Quem é que não tem medo de receber um não?

Quem é que também não tem medo de perder o emprego, ficar sem dinheiro ou até perder sua vida?

Ter medo é altamente normal, na realidade, é por isso que nós somos os seres dominantes neste planeta... nós sempre tivemos medo do escuro, da Lua, do Sol, do Fogo, de Animais e tudo que rodeávamos, e talvez, devido ao medo, foram criadas as divindades antigas...

Deuses e devido a isso, civilizações foram criadas, invenções foram feitas e nós, seres humanos, para nos proteger e evitar nossos próprios medos, fomos evoluindo e mudando o ambiente de acordo com nosso desejo.

Quem não enfrenta seus medos, sucumbe a eles Nosso medo interior sempre é maior que eles realmente são... sempre vemos as coisas com a nossa ótima míope e esquecemos, que devemos também olhar com outros e/ou consultar outras opiniões... principalmente para evitarmos que a nossa visão míope das coisas que é baseada somente na nossa experiência e medos.

O problema não é somente o fato de que devemos enfrentá-los... somente que devemos ser cuidadosos, mas continuar.... ir em frente... fazer as coisas acontecerem, não ficar parados, congelados pelo nossos medos.

O medo é aquele que sentimos, quando estamos caminhando na faixa de pedestres, com o sinal fechado, mas, do nada, ouvimos freios de carro... o ruído, nos faz sentir assustados e ao mesmo tempo nos congela e nos impede de tomar alguma atitude, como a de possivelmente sair da caminho.

Sem o medo, não sobrevivemos O medo é uma coisa boa, sem ele, não sobreviveríamos... faríamos coisas doidas e não passaríamos dos primeiros anos de nossas vidas, ou seja, não estaríamos aqui lendo este texto. O medo tem que ser usado e moldado para o nosso bem, porque essa é a sua função...

Quando ficamos assustados, nosso cérebro, entra em estado de alerta e ativa várias glândulas, que visam secretam substâncias que aceleram nossa respiração, batimentos cardíacos e principalmente aumenta a nossa resposta aos estímulos... com isso, conseguimos observar e avaliar as coisas com uma maior velocidade, tomar decisões e principalmente evitar o perigo. Portanto, precisamos do medo.

Então, porque sucumbimos ao medo? Só posso falar no eu já vivi e conheço... a sociedade humana moderna... criou várias regras para nossas atitudes e a principal dela é a vergonha... Nós temos vergonha de mostrar nossos erros, de parecer ridículos, de errar e tudo mais que está ligado a falhas. Por isso, nós deixamos de usar nosso medo como uma coisa boa e acabamos ficando congelados, inativos, parados vendo as coisas passarem.

Quando eu era garoto, eu ficava com vergonha de chegar nas garotas para dançar e/ou até paquerar, eu me sentia inadequado para tudo... e principalmente, eu me imaginava sucumbindo ao um não... seria humilhante perante meus amigos... ou seja... vergonhoso levar um não na cara... Pois é... eu ficava sozinho, chupando o dedo, enquanto meus outros amigos, tinham namoradas, dançavam nas festas e tudo mais.

O medo moderno é o medo de falhar? Antigamente, teríamos medo de morrer em algum acidente, doença ou até, morto por algum animal carnívoro... simplesmente vivíamos tendo cuidado com isso, mas é claro, precisávamos viver nossas e por isso, não nos preocupávamos com coisas bobas, como vergonha.

Hoje em dia, o mundo está mais civilizado... Doenças não são tão fatais, acidentes podem ser evitados e não existem animais violentos por ai... então, o medo tem evoluído para coisas mais cabeça, como o de nos ver ridicularizados por alguma coisa.

Falhar é tão ruim assim? Sempre me lembro do medo que eu tinha na possibilidade de falhar ou ser ridicularizado perante o público. Quando fui fazer a primeira apresentação ao um público estranho, foi na apresentação do "Pensamento Estruturado para Informática" na FENASOFT, como co-apresentador. Lembro-me de ter ficado assustado e me imaginando ser ridicularizado perante a platéia... vivi e vivenciei cada minuto, me sentia nu e tudo mais... até que chegou o dia, fui para São Paulo, cheguei no pavilhão com meu amigo, entramos no auditório, nos preparamos, ele fez a apresentação dele até que então, chegou a minha hora. Meu amigo me apresentou, me levantei, cheguei perante ao público, mas encarei a platéia e sai falando daquilo que eu havia me preparado e sabia o que falar.

Quando se diz - Te Amo

Written by Ruben Zevallos Jr.


Dizer TE AMO é MUITO fácil... o difícil, é se deixar senti-lo.

AMOR é um sentimento simples, mas ao mesmo tempo assustador, porque ele nos liberta, mas ao mesmo tempo nos faz sentir e pensar que estamos presos a ele.

Se deixar AMAR é uma decisão pessoal, não é como se vê nos filmes, onde um homem e uma mulher se apaixonam a primeira vista... não é verdade... se você NÃO se deixar, você não sentirá e não viverá o amor.

Dizer EU AMO é fácil, mas tem pessoas que vêem assim...

Dizer que ama para alguém, é uma coisa MUITO GOSTOSA... não somente para sí, mas como também para quem ouve a palavra. Amar e ser amado, são as coisas mais maravilhosas do mundo.

Todos precisamos disso!!!

Pergunto-me... se AMAR e SER amado faz bem... porque as pessoas se odeiam? Cada dia que passa, mais pessoas odeiam umas as outras, não estou dizendo somente na rua, estou falando também nas nossas próprias casas. São irmãos e irmãs se odiando, tudo pelo dinheiro, trabalho e principalmente o orgulho.

Orgulho... sempre usado para justificar atitudes odiosas... Devemos ter orgulho de AMAR! EU AMO VOCÊ e isso me faz BEM. Que coisa gostosa ter a coragem de dizer para alguém como você que EU TE AMO... me enche o coração, mesmo que não te conheço...

Cont'd on page 2 ==>
 
ImproveHomeLife.com © 2005
Terms of Use