Dicas para usar melhor seu e-mail

Written by Ruben Zevallos Jr.


Ser civilizado é muito mais que somente usar tecnologia, viver em cidades com grandes edifícios e pessoas importantes. Ser civilizado é também conhecer os protocolos sociais e segui-los, mesmo que em alguns momentos tenhamos que seguir uma nova tendência, mas é um movimento que também tem suas regras.

A Internet também não foge a regras, principalmente as antigas regras de escrita, redação e estrutura do texto. Não estou querendo comentar aqui regras de língua e muito menos formas de se escrever e sim recomendações de como se comportar dentro da Internet, para que você compreenda e seja também compreendido.

O e-mail é uma ferramenta fantástica. Desde que o utilizei pela primeira vez em uma rede local, fiquei imaginando usá-lo para trocar mensagens com amigos e parentes em outros lugares. Felizmente comecei a usar a Internet em 1993 e a coisa esquentou quando a Internet comercial veio também para o Brasil.

Com a Internet, vieram novas modas, novos conceitos e até as dúvidas sobre a verdadeira distância entre as pessoas e a validade dos relacionamentos virtuais.

O e-mail é nada mais que uma carta escrita em uma máquina de escrever diferente, onde todas as regras de parágrafos, texto e conteúdo devem ser mantidas, principalmente para que a mensagem seja entendida.

Recomenda-se utilizar letras minúsculas e as maiúsculas, somente quando desejar ENFATIZAR alguma coisa. Na Internet, a letra maiúscula, quer dizer que você está GRITANDO, além do que dificulta a leitura. Evite o uso de gírias virtuais, mostre-se diferente da sua turma escrevendo direito. Não use gírias como (naoum = não, ateh = até, kero = quero, ksa = casa, entre tantas outras).

O e-mail é uma grande ferramenta, cheia de recursos que devem ser utilizados de forma sábia para evitar que vire ruído.

Primeiramente, identifique-se corretamente, coloque o seu nome correto, como Ruben Zevallos Jr., e não como já vi, RZ, ou somente RUBEN, Ruben o Fera etc. Mesmo que você use uma caixa postal para trocar mensagens com amigos.

Utilize o pedido de resposta de recebimento somente quando você realmente desejar saber se as pessoas receberam. Eu raramente aceito o envio da resposta de quem faz isso para todas as mensagens e conheço mais pessoas que fazem o mesmo.

Utilize o CCO – Cópia Carbono Oculta e não o CC – Cópia Carbono quando você for enviar ou encaminhar mensagens para várias pessoas. O envio de dezenas de destinatários é para mim uma falta de respeito com a minha privacidade, principalmente porque os spammers se utilizam disso para pegar e usar os e-mails. Por exemplo, ontem um amigo enviou um e-mail informando o seu novo e-mail usando o CC:. Por coincidência ou não, algumas horas depois, foram recebidas propagandas na caixa postal de várias pessoas da mesma lista.

Faça o seu e-mail seguro

Written by Ruben Zevallos Jr.


Nem tudo na Internet são flores, bem como o maravilhoso serviço de correio eletrônico, conhecido como e-mail, também pode trazer problemas. Vamos citar algumas dicas para que você reduza ou não tenha problemas com seu e-mail.

1. Os vírus são programas e a principal forma de infecção é pelo e-mail.

Mesmo que você tenha o seu antivírus atualizado, faça-se algumas perguntas antes de abrir os anexos:

- Eu pedi ao remetente esse arquivo/programa?

- O conteúdo da mensagem está completo e correto?

- Você conhece o remetente?

Eu recomendo de usar o método do em vez dê. Em vez de abrir para ver o que é, apague a mensagem ou, se for alguém conhecido, pergunte se ele enviou e para que ele o fez. Dependendo da resposta, você poderá abrir.

2. Da mesma forma que recebemos correspondências de propaganda em casa, o e-mail é um grande meio de disseminação de mensagens de propagandas, conhecido como SPAM. Veja algumas dicas para evitar o SPAM:

- Não responda a qualquer mensagem indesejada;

- Evite colocar o seu e-mail em sites não conhecidos, quando for preencher algum formulário;

- Escolha um provedor que tenha serviço de antispam e antivírus a atualizados diariamente.

3. Muitas pessoas mal intencionadas, utilizam o e-mail para dar golpes pela Internet, oferecendo ou pedindo ajuda. Evite todo e qualquer contato, caso queira saber mais, veja se tem telefone, endereço e até um web site. Procure na Internet alguma informação e somente depois entre em contato.

Cont'd on page 2 ==>
 
ImproveHomeLife.com © 2005
Terms of Use