Windows ou Linux?

Written by Ruben Zevallos Jr.


Continued from page 1

Estabilidade – Não é verdade o que se diz, que o Linux é estável, seguro e que tem o seu custo próximo do zero. O Linux pára, trava e deixa também técnicos desorientados, mas sempre a culpa é do hardware. O Windows, quando sai da caixa, principalmente as últimas versões, é totalmente fechado, roda em tudo o que é tipo de hardware. Ninguém se questiona quando compra um computador para rodar o Windows. E quando dá problema, a culpa é do SO.

Suporte – Com o Windows você mesmo pode resolver o problema dando um reset. Ou algum sobrinho de um amigo, que manja informática, resolve o problema. Infelizmente, o Linux ainda é um ambiente complexo e em alguns momentos a documentação é obscura.

Segurança – Não instale um Linux diretamente na Internet sem customização, com certamente ele será alvo de ataques. O Windows 2003 Server, não é assim, você instala e não terá tantos problemas. O melhor, é que o Windows tem uma opção de auto atualização e de acordo com estatísticas, o Windows tem atualizações me menos tempo que outros produtos do mercado.

A Escolha – Escolher tecnologia é algo como casar, não se pode fazer testes e experiências no ambiente de produção, devemos procurar a solução que dará o retorno tanto no custo de aquisição, na segurança, estabilidade e suporte. Se a sua organização está pensando em migrar para o Linux, faça experiências com os usuários, crie cenários com problemas e situações, onde o suporte não estará disponível. Recomendo em qualquer momento, procurar pelo menos dois especialistas e com isso, você terá uma melhor visão da sua necessidade técnica e custos.

Evolução - A concorrência é algo maravilhoso, principalmente porque nos faz pensar melhor, mais rápida e eficientemente. Desde que o primeiro homem decidiu defender o seu território, ele tem procurado melhorar e criar novas tecnologias, e assim estamos fazendo no mercado nos dias de hoje. Não digo que haverá um e sim muitos produtos e serviços de alta qualidade, porque cada um sempre estará procurando ser o melhor.

Analista de Sistemas, especialista de projetos para Internet desde 1993, projetista e mantenedor de diversos sites no Brasil, como os sites da FAMEM e Porto do Itaqui.


O Software Livre, realmente nos libertará dos custos?

Written by Ruben Zevallos Jr.


Continued from page 1

A Lenda diz se você não achar um driver, você poderá escrever. Se você encontrar um BUG no sistema ou aplicativo, você mesmo poderá ir lá e corrigir. Isso é REALMENTE muito LINDO, mas nada prático. Eu não tenho tempo para ficar escovando bits para achar um programa, quando isso acontece eu vou no site da Microsoft e pego o update ou faço um requerimento de suporte.

A falta de padrão, será o grande problema O sucesso do Windows não se dá somente ao marketing bilionário da Microsoft, se dá a padronização das interfaces, conectividade de hardware, disponibilidade de drivers e dispositivos compatíveis. O custo de treinamento de um usuário é MUITO baixo, quando comparado ao que serão necessários para treinar usuários para cada ambiente e SO.

Documentação e Suporte Já trabalhei em algumas empresas e conheço outras que decidiram utilizar o Linux como solução vertical, todas decidiram mudar suas tecnologias para Windows. Porque? Tudo devido a duas coisas. A documentação obscura e a falta de suporte.

A documentação na maioria das vezes é feita em texto (txt), pelo próprio programador. Não há revisão ou qualquer preocupação com quem usará no futuro. O leitor é que terá que descobrir o que e como deverá fazer e na maioria das vezes terá que contar com fóruns de discussão ou exemplos, mas a coisa não será fácil.

O suporte normalmente dado por profissionais que se acham estrelas. São pessoas com pouca ou nenhuma responsabilidade, que se acham os tais por que conhecem a tecnologia e ficam por isso mesmo. Existem profissionais bons, mas você tem que pagar por hora e suas agendas são complexas.

E mesmo que você encontre o cara, ele ainda terá as dificuldades de compreender a versão do seu sistema, bem como as facilidades que você está usando.

E os Projetos que falharam? A mídia só fala de projetos onde paises, governos e organizações mudam radicalmente seus ambientes para o software livre. Já conheci muitas organizações que ficam caladas, largam seus projetos radicais de programas livres e voltam para o bom e velho Windows. A mídia não quer falar a respeito e os gerentes muito menos.

E as decisões no Brasil? Os governos municipais, alguns estaduais e agora o federal, estão com projetos de lei para migar 100% de suas plataformas para os ditos Softwares Livres. Uma pena ver que as decisões estão sendo tomadas sem estudos reais. A maioria está somente baseada no preço de tabela dos produtos. Foi totalmente esquecido o custo do suporte, migração, sistemas e dos usuários.

Tenho lido artigos, alguns um tanto inflamados, mas a sua maioria são escritos por poucas pessoas que desejam manter ou assumir seu espaço dentro de uma nova ordem. Estão querendo se posicionar com um certo poder de decisão perante a massa e recursos.

A onda do Software Livre está muito parecida com a onda do Bug do Milênio, onde foram gastos bilhões de dólares no mundo todo, mas o fim do mundo não chegou. Ainda fico rindo de especialistas dizendo que elevadores, rádio relógios e até telefones celulares iriam parar. Todos aceitaram, mas ninguém pensou que poucos são os equipamentos que REALMENTE utilizam ano para seus cálculos, isto é, se é que calculam.

Alguns fatos a respeito software livre

  • O custo de aquisição pode ser zero, mas o suporte é MUITAS vezes mais caro.
  • Quando há algum problema, você muitas vezes NÃO tem a quem recorrer.
  • Código Livre não quer dizer de graça. Atualmente existem várias empresas mundiais que deixam seus códigos abertos, mas você tem que pagar pelo acesso a eles, fora a compra dos produtos.
  • Quando que custa o tempo de Downtime (parada) da sua empresa? Será que vale o custo do Software Livre?
  • Você confiará o negócio da sua empresa a um sistema que não sabe a quem recorrer no caso de falha?
  • Muitos "especialistas" em Linux NÃO tem idéia do que o Windows pode fazer.
  • Muitos dos "especialistas" em Linux, tem em seus micros pessoais, o Windows instalado para seu trabalho diário
  • O custo de um especialista em Linux é MUITAS vezes mais alto que Windows

    Minha conclusão Durante meus mais de 20 anos na área de TI, tenho visto o mundo correr atrás de tecnologias que seriam a saída para todos os problemas. Muitas ainda estão resistindo hoje, mas o que tenho visto NÃO é realmente uma grande solução e sim MUITA raiva baseada na ignorância.

    Empresas como IBM, SUN, Dell e outras, estão investindo no software livre com o interesse único de vender seus hardware e serviços. Todos vêem isso com bons olhos, mas todos se esquecem que sem investimento, nenhuma tecnologia durará.

    Pessoalmente tenho estudado o Linux, tenho convertido meus produtos e projetos para rodar nas duas plataformas, mas não darei de graça o meu trabalho. Sempre estarei protegendo a minha propriedade intelectual, bem como o meu ganha pão. Use o melhor de cada uma e invista o seu dinheiro na tecnologia que verdadeiramente dará para você boas noites de sono.

    A Microsoft deveria REALMENTE baixar pelo menos pela metade o preço do seus softwares, mas duvido que o Governo Americano deixe ela fazer isso. Duvido que as grandes corporações deixarão de lado as facilidades de instalação, suporte e características especiais que as grandes empresas tem pesquisado e desenvolvido.

    Se você quer fazer algum projeto REALMENTE sério, pesquise BEM antes de decidir mudar o seu ambiente para o Software Livre. Lembre-se que você poderá acabar ficando preso também.

    Espero que os Governos não se deixem levar livremente sem pesquisas reais, feitas com pessoas normais e não somente os acadêmicos de universidades, não desmerecendo, mas com eu fui um dia, um técnico, eu acreditava que a tecnologia que estava utilizando era a melhor, hoje essas tecnologias morreram e nem mais são utilizadas.

    Analista de Sistemas, especialista de projetos para Internet desde 1993, projetista e mantenedor de diversos sites no Brasil, como os sites da FAMEM e Porto do Itaqui.


  •     <Back to Page 1
     
    ImproveHomeLife.com © 2005
    Terms of Use