Todos os ovos em uma única cesta?

Written by Ruben Zevallos Jr.


Continued from page 1

Dentro dos mais de 15 bilhões de anos de existência do Universo, pelo menos os últimos 3, teríamos galáxias e planetas possíveis de ter vida e com certeza vida inteligente.

Para nós, mortais, 1 milhão de anos é muito tempo, mas para o Universo, isso não é nada... e em 3 bilhões de anos, uma civilização poderia ter se expandido e até colonizado planetas, mas como todo império, chega algum momento que se perde o controle e sem o acesso à materiais e tecnologia, uma colônia cairia na barbárie e com o passar dos milhões de anos, deixaria de até lembrar da sua origem.

Na série Star Trek, se tem essa idéia, já que se encontram muitos bípedes humanóides e de certo modo compatíveis no DNA. Como que isso pode? Somente se existiu em algum momento alguma grande civilização que colonizou a Galáxia.

E porque pensar na Panspermia? Se a vida é tão preciosa. Se somente a Terra foi abençoada por Deus. E principalmente, que em todo o Universo, não deverá existir vida como a nossa. Com certeza, não haverá poetas, leis, pessoas e até tudo o que passamos nos últimos 5 mil anos.

Somos únicos e sobrevivemos sempre as adversidades, evoluindo e crescendo. Porque não poderemos pensar que seremos os semeadores da vida na Galáxia e até no Universo?

No livro de Arthur C. Clark, ele mostra várias possibilidades, que vão desde ao envio de embriões humanos congelados, a produção de humanos com base na construção do DNA.

Sondas poderiam ser enviadas para estrelas e planetas possíveis de manter a vida, poderiam ser adaptadas de acordo com a necessidade do local que seriam encontrados. A vida seria diferente e principalmente, poderíamos somente entregar os bons valores que nós temos.

Vamos semear o Universo? Da mesma forma que nos anos de 1500 o homem descobriu a América, precisamos voltar nossos olhos para o espaço. Precisamos focar e investir nessa conquista. O espaço e vasto e com isso, não haverá limites para a humanidade.

A vida é maravilhosa, mas muito frágil... não consigo imaginar o nosso planeta e a sua riqueza em vida destruída, seja por algum acidente ou até por alguma coisa intencional, como uma guerra nuclear ou coisa pior, como um choque de algum asteróide.

Precisamos deixar de lado o nosso lado mesquinho, onde somente estamos pensando no pouco que temos. A maioria das pessoas somente pensam nos seus dias, como um cachorro faminto, que engole de uma só vez, um pedaço do melhor filé, sem sequer pensar ou sentir o gosto.

Toda civilização um dia vira pó Olhe só os Romanos, os Gregos e até outras grandes civilizações que deixaram de existir. Veja o quanto seus poderosos hoje tem? NADA!!! Nada mesmo...

No livro de Arthur C. Clark, ele mostra uma cidade que existe a 1 bilhão de anos e durante algumas partes, ele mostra que a cidade foi mudando ao passar dos milhões de anos. A cidade era perfeita, onde o computador central dispunha de sistemas tecnológicos para se auto renovar, criando tudo, inclusive nós, os seres humanos.

Já que a mudança e até o desaparecimento do suposto poder é inevitável, vamos mudar o nosso pensamento e procurar criar grandes coisas como poemas, música, obras de arte, naves espaciais e coisas que possam de fato durar e levar o nosso legado para as estrelas.

Analista de Sistemas, especialista de projetos para Internet desde 1993, projetista e mantenedor de diversos sites no Brasil, como os sites da FAMEM e Porto do Itaqui.


Clones, Engenharia genética e o futuro da humanidade

Written by Ruben Zevallos Jr.


Continued from page 1

O mede está que esse super humano possa se tornar um ditador, e com isso subjugar a raça humana, quebrando todo o ciclo de poder existente. Tudo isso, porque é sabido que ainda não é possível mudar a parte genética de um corpo formado, apesar que existem teorias onde se usaria um retro-vírus para mudar a parte genética de células na sua próxima divisão celular.

Esse Super Homem existirá? Eu Não tenho dúvida que a humanidade só tem um caminho, que é a evolução.

Alguns autores de quadrinhos, colocam que a necessidade de trabalhadores para ambientes especiais, como em ambientes com alta temperaturas, altas doses de radiação, baixa pressão atmosféricas e ai vai. Para isso, poderemos nós, pobres humanos fazermos o trabalho sujo, ou usar robôs, ou ainda, mudar a genética do homem e criar uma nova raça de seres, que terão suas vidas nesses ambientes que são hostis para nós.

Penso que a humanidade sempre procurou manter o seu status quo. Sempre procurou manter o poder segurando a informação. Muitas vezes a informação era o uso de armas e a persuasão de unir homens em um exército, e isso, no meu ver foi uma forma de evolução. Então, porque NÃO existir um ser superior? Eu acredito que isso é somente uma questão de tempo. Não há como fugir disso.

Os prós e os contras dessa evolução? Nessa sanha de manter o poder, a humanidade sempre segmentou seus semelhantes. Separou em castas, raças e até por regiões. Pode ter certeza que os futuros seres superiores serão também segmentados. Inicialmente eles serão utilizados como eficientes trabalhadores, mas logo um verá que tem mais poder e pronto, uma revolução acontecerá.

O filme Gataca fala sobre uma sociedade altamente alterada geneticamente, na realidade, fala de uma sociedade que NÃO há seres normais, ou como eles falam, inferiores. Os pais preferem escolher as características dos seus futuros filhos. Um fato interessante do filme, está na qualificação pessoal baseada no código genético e não somente nas suas habilidades, tanto que as mulheres utilizam um serviço que mostra as características do homem de seu interesse.

E os acidentes? O mundo foi um ecossistema fechado, isto é, ele procura sempre manter um padrão de manutenção da vida, mesmo quando acontece um caos, como já aconteceu diversas vezes durante a existência do nosso planeta. Os catalisadores do caos anterior, foram cometas, mudanças bruscas no clima, movimentos tectônicos etc. Porque NÃO poderemos ter algum acidente genético? A liberação de algum vírus letal para os humanos? A criação de algum super ser com necessidades anormais, como os vampiros do filme Blade II?

Tá e ai? Sei que não há volta para o que está acontecendo. Sempre foi assim, desde a descoberta da primeira arma, passando para o fogo, domesticação dos animais e das plantações, até a descoberta dos medicamentos, o uso das máquinas e agora a engenharia genética.

Logo teremos alimentos melhorados geneticamente, animais e quem sabe, você também poderá ter um clonezinho de algum animal, como no filme o 6o dia?

Sei que a mídia continuará reclamando, os ativistas também... cada um visando manter o seu dominio. Poderão alguns serem patrocinados por interesses financeiros. A luta não será fácil, mas como a hoje chamada revolução industrial mudou o mundo que a não queria.

Analista de Sistemas, especialista de projetos para Internet desde 1993, projetista e mantenedor de diversos sites no Brasil, como os sites da FAMEM e Porto do Itaqui.


    <Back to Page 1
 
ImproveHomeLife.com © 2005
Terms of Use