Continued from page 1
Para chegar as melhores conclusões, diversas agências espaciais e centros de pesquisas estão lançando no espaço satélites para receber as imagens produzidas pelos corpos e Galáxias distantes usando Raios X, Rádio, A Luz em infravermelho, ultravioleta e a luz normal. O interessante é imaginar que todas as emissões que um corpo tem no espaço, pode ser visto mesmo sem usar a luz normal.
Hoje, o principal meio de observação do Universo, tem sido o Hubble, que é um dos maiores e mais poderosos olhos construídos pelo homem, pena que o "Presidente" Bush decidiu que não vão ter mais missões para troca de baterias e melhorias necessárias para que o Hubble continue funcionando até que o seu substituto, o Ultra Deep Field. O Brasileiro Fernando Ribeiro, professor da Universidade de Brasília, criou a campanha na Internet Save The Hubble. O interessante, que a decisão final para desativar o Hubble, veio exatamente da NASA, vamos aguardar que tudo caminhe bem.
Dentro do contexto da exploração espacial, o SETI - Search for Extraterrestrial Intelligence também tem feito suas descobertas e hoje é um dos maiores projetos, se não o maior de computação distribuída, tendo em vista a análise dos sinais de rádio dentro de uma faixa específica vindas atualmente do Rádio Telescópio de Arecibo no Equador. O SETI propõe a busca de vida Inteligente no espaço, seguindo a idéia, que essas inteligências tenham também evoluído ao ponto de criar emissões de rádio como as nossas, ou também, tenham feito transmissões específicas visando contato com outras inteligências, como as que foram feitas por nós alguns anos atrás.
A compreensão do Universo, é muito importante para nós, os habitantes deste pequeno planeta Terra que órbita a estrela Sol, que está no Braço de Orion junto com outras milhões de estrelas, conheça mais a respeito do universo visível e da nossa Galáxia no Atlas do Universo, e veja o quanto é maravilhoso e surpreendente.
Ainda falta muito para que o homem consiga compreender o nosso maravilhoso e surpreendente Universo. Deus o fez muito bem feito, dentro da simplicidade, as pesquisas não estão somente confinadas áreas da Astronomia e Física estelar, também estão nos laboratórios de análise de sub-partículas onde os cientistas estão usando aceleradores de partículas para descobrir os tijolos da matéria, mas isso é para outro post.

Analista de Sistemas, especialista de projetos para Internet desde 1993, projetista e mantenedor de diversos sites no Brasil, como os sites da FAMEM e Porto do Itaqui.