O Software Livre, realmente nos libertará dos custos?

Written by Ruben Zevallos Jr.


Continued from page 1

A Lenda diz se você não achar um driver, você poderá escrever. Se você encontrar um BUG no sistema ou aplicativo, você mesmo poderá ir lá e corrigir. Isso é REALMENTE muito LINDO, mas nada prático. Eu não tenho tempo para ficar escovando bits para achar um programa, quando isso acontece eu vou no site da Microsoft e pego o update ou faço um requerimento de suporte.

A falta de padrão, será o grande problema O sucesso do Windows não se dá somente ao marketing bilionário da Microsoft, se dá a padronização das interfaces, conectividade de hardware, disponibilidade de drivers e dispositivos compatíveis. O custo de treinamento de um usuário é MUITO baixo, quando comparado ao que serão necessários para treinar usuários para cada ambiente e SO.

Documentação e Suporte Já trabalhei em algumas empresas e conheço outras que decidiram utilizar o Linux como solução vertical, todas decidiram mudar suas tecnologias para Windows. Porque? Tudo devido a duas coisas. A documentação obscura e a falta de suporte.

A documentação na maioria das vezes é feita em texto (txt), pelo próprio programador. Não há revisão ou qualquer preocupação com quem usará no futuro. O leitor é que terá que descobrir o que e como deverá fazer e na maioria das vezes terá que contar com fóruns de discussão ou exemplos, mas a coisa não será fácil.

O suporte normalmente dado por profissionais que se acham estrelas. São pessoas com pouca ou nenhuma responsabilidade, que se acham os tais por que conhecem a tecnologia e ficam por isso mesmo. Existem profissionais bons, mas você tem que pagar por hora e suas agendas são complexas.

E mesmo que você encontre o cara, ele ainda terá as dificuldades de compreender a versão do seu sistema, bem como as facilidades que você está usando.

E os Projetos que falharam? A mídia só fala de projetos onde paises, governos e organizações mudam radicalmente seus ambientes para o software livre. Já conheci muitas organizações que ficam caladas, largam seus projetos radicais de programas livres e voltam para o bom e velho Windows. A mídia não quer falar a respeito e os gerentes muito menos.

E as decisões no Brasil? Os governos municipais, alguns estaduais e agora o federal, estão com projetos de lei para migar 100% de suas plataformas para os ditos Softwares Livres. Uma pena ver que as decisões estão sendo tomadas sem estudos reais. A maioria está somente baseada no preço de tabela dos produtos. Foi totalmente esquecido o custo do suporte, migração, sistemas e dos usuários.

Tenho lido artigos, alguns um tanto inflamados, mas a sua maioria são escritos por poucas pessoas que desejam manter ou assumir seu espaço dentro de uma nova ordem. Estão querendo se posicionar com um certo poder de decisão perante a massa e recursos.

A onda do Software Livre está muito parecida com a onda do Bug do Milênio, onde foram gastos bilhões de dólares no mundo todo, mas o fim do mundo não chegou. Ainda fico rindo de especialistas dizendo que elevadores, rádio relógios e até telefones celulares iriam parar. Todos aceitaram, mas ninguém pensou que poucos são os equipamentos que REALMENTE utilizam ano para seus cálculos, isto é, se é que calculam.

Alguns fatos a respeito software livre

  • O custo de aquisição pode ser zero, mas o suporte é MUITAS vezes mais caro.
  • Quando há algum problema, você muitas vezes NÃO tem a quem recorrer.
  • Código Livre não quer dizer de graça. Atualmente existem várias empresas mundiais que deixam seus códigos abertos, mas você tem que pagar pelo acesso a eles, fora a compra dos produtos.
  • Quando que custa o tempo de Downtime (parada) da sua empresa? Será que vale o custo do Software Livre?
  • Você confiará o negócio da sua empresa a um sistema que não sabe a quem recorrer no caso de falha?
  • Muitos "especialistas" em Linux NÃO tem idéia do que o Windows pode fazer.
  • Muitos dos "especialistas" em Linux, tem em seus micros pessoais, o Windows instalado para seu trabalho diário
  • O custo de um especialista em Linux é MUITAS vezes mais alto que Windows

    Minha conclusão Durante meus mais de 20 anos na área de TI, tenho visto o mundo correr atrás de tecnologias que seriam a saída para todos os problemas. Muitas ainda estão resistindo hoje, mas o que tenho visto NÃO é realmente uma grande solução e sim MUITA raiva baseada na ignorância.

    Empresas como IBM, SUN, Dell e outras, estão investindo no software livre com o interesse único de vender seus hardware e serviços. Todos vêem isso com bons olhos, mas todos se esquecem que sem investimento, nenhuma tecnologia durará.

    Pessoalmente tenho estudado o Linux, tenho convertido meus produtos e projetos para rodar nas duas plataformas, mas não darei de graça o meu trabalho. Sempre estarei protegendo a minha propriedade intelectual, bem como o meu ganha pão. Use o melhor de cada uma e invista o seu dinheiro na tecnologia que verdadeiramente dará para você boas noites de sono.

    A Microsoft deveria REALMENTE baixar pelo menos pela metade o preço do seus softwares, mas duvido que o Governo Americano deixe ela fazer isso. Duvido que as grandes corporações deixarão de lado as facilidades de instalação, suporte e características especiais que as grandes empresas tem pesquisado e desenvolvido.

    Se você quer fazer algum projeto REALMENTE sério, pesquise BEM antes de decidir mudar o seu ambiente para o Software Livre. Lembre-se que você poderá acabar ficando preso também.

    Espero que os Governos não se deixem levar livremente sem pesquisas reais, feitas com pessoas normais e não somente os acadêmicos de universidades, não desmerecendo, mas com eu fui um dia, um técnico, eu acreditava que a tecnologia que estava utilizando era a melhor, hoje essas tecnologias morreram e nem mais são utilizadas.

    Analista de Sistemas, especialista de projetos para Internet desde 1993, projetista e mantenedor de diversos sites no Brasil, como os sites da FAMEM e Porto do Itaqui.


  • O Porque e Como do SIW

    Written by Ruben Zevallos Jr.


    Continued from page 1

    Se você olhar para os sistemas GUI, você terá um outro conceito, totalmente baseado em objetos fixados na tela com o posicionamento absoluto, totalmente gerenciado pelo ambiente de desenvolvimento - IDE. Acho que esse é em parte o grande problema dos programadores atuais. Antigamente, quando você se dizia programador, você realmente colocava a mão no código, você tinha que escovar bits para encontrar aquele famigerado BUG. Você realmente programava.

    Novo mundo, velhos conceitos O SIW não deve ser visto com os mesmos olhos dos sistemas GUI e sim com um olho no futuro, mas usando conceitos antigos, do tempo do terminal de vídeo TTY, que no meu conceito, o Browser é isso, somente um terminal inteligente e gráfico.

    Porque terminal inteligente? Nos idos tempos dos terminais, quando se ligava computadores com lingüiça, os terminais eram quase todos burros, ou sejam, só apresentavam dados e os inteligentes, tinham funções programáveis, como validação de campos no teclado, entre outras coisas... O Browser pode ser comparado a isso, porque podemos incluir MUITA coisa usando Java Script e/ou Java e/ou ActiveX.

    Eu vejo o Browser, como um terminal inteligente, onde apresento o que quero sempre LR-TD e coloco alguma inteligência para ele chamar algum programa usando a ? com parâmetros para que o programa em questão tenha o comportamento baseado nessa facilidade.

    A saída é padronizar O padrão, era tudo o que usávamos nos terminais... sempre usávamos telas pré-definidas, pedaços de código sempre padronizados, porque queríamos reduzir o tempo de testes, naquele tempo, você enviava um código para compilar, e o pegava 1 a 2 dias depois, então, você precisava escrever tudo, testar de cabeça, antes de mandar para a produção... hoje em dia, somos preguiçosos, programamos e testamos na hora...

    Quando digo padronizar, digo fazer isso mesmo... procurar sempre criar um método padronizado para que o seu trabalho seja reduzido ao longo do tempo. Use formulários padronizados... relatórios... listagens e tudo mais. Não fique reinventando a roda a cada projeto... pense sempre que você terá que alterar e/ou dar manutenção no seu próprio código caótico.

    Sempre fiz isso, desde meus primeiros programas... quando aprendi o tal do Gosub no Basic, eu achei maravilhoso ficar evitando ter que redigitar o mesmo código várias vezes e sempre que tinha que mudar, tinha que sair correndo o código para alterar todas as linhas. Quando você padroniza, você acaba criando sua biblioteca e com isso, poderá sempre evolui-la sem ter que mudar todos os códigos dos seus sistemas.

    E os outros? Bom... eu sempre tive um grupo de amigos em todos os ambientes, sendo que na sua maioria fora do meu ambiente de trabalho. Sempre estávamos trocando idéias, experiências e até códigos, mas isso era sempre tudo muito subjetivo e/ou por impressos e depois, por disquetes.... imagine só isso?

    Precisamos sempre estar trocando idéias, vendo novos conceitos, melhorando o nosso código e ferramentas a cada dia. A Internet nos dá esse poder, o poder de deixar a disposição a sua idéia, código e até problema, para que outros usuários possam aprender ou até ajudá-lo.

    Compartilhe o que você tem... tudo o que você tem é MUITO precioso, lembre-se que cada idéia simples que você tiver, pode ser aquela coisa que faltava para resolver um grande problema. Não se sinta inferiorizado, porque alguém fez algo aparentemente melhor que você... pegue a idéia, o conceito e faça para você, ou ainda, já que estamos no tempo do Open Source, pegue o código, melhore e colabore com o autor e se torne co-autor.

    Analista de Sistemas, especialista de projetos para Internet desde 1993, projetista e mantenedor de diversos sites no Brasil, como os sites da FAMEM e Porto do Itaqui.


        <Back to Page 1
     
    ImproveHomeLife.com © 2005
    Terms of Use