O Porque e Como do SIW

Written by Ruben Zevallos Jr.


Continued from page 1

Se você olhar para os sistemas GUI, você terá um outro conceito, totalmente baseado em objetos fixados na tela com o posicionamento absoluto, totalmente gerenciado pelo ambiente de desenvolvimento - IDE. Acho que esse é em parte o grande problema dos programadores atuais. Antigamente, quando você se dizia programador, você realmente colocava a mão no código, você tinha que escovar bits para encontrar aquele famigerado BUG. Você realmente programava.

Novo mundo, velhos conceitos O SIW não deve ser visto com os mesmos olhos dos sistemas GUI e sim com um olho no futuro, mas usando conceitos antigos, do tempo do terminal de vídeo TTY, que no meu conceito, o Browser é isso, somente um terminal inteligente e gráfico.

Porque terminal inteligente? Nos idos tempos dos terminais, quando se ligava computadores com lingüiça, os terminais eram quase todos burros, ou sejam, só apresentavam dados e os inteligentes, tinham funções programáveis, como validação de campos no teclado, entre outras coisas... O Browser pode ser comparado a isso, porque podemos incluir MUITA coisa usando Java Script e/ou Java e/ou ActiveX.

Eu vejo o Browser, como um terminal inteligente, onde apresento o que quero sempre LR-TD e coloco alguma inteligência para ele chamar algum programa usando a ? com parâmetros para que o programa em questão tenha o comportamento baseado nessa facilidade.

A saída é padronizar O padrão, era tudo o que usávamos nos terminais... sempre usávamos telas pré-definidas, pedaços de código sempre padronizados, porque queríamos reduzir o tempo de testes, naquele tempo, você enviava um código para compilar, e o pegava 1 a 2 dias depois, então, você precisava escrever tudo, testar de cabeça, antes de mandar para a produção... hoje em dia, somos preguiçosos, programamos e testamos na hora...

Quando digo padronizar, digo fazer isso mesmo... procurar sempre criar um método padronizado para que o seu trabalho seja reduzido ao longo do tempo. Use formulários padronizados... relatórios... listagens e tudo mais. Não fique reinventando a roda a cada projeto... pense sempre que você terá que alterar e/ou dar manutenção no seu próprio código caótico.

Sempre fiz isso, desde meus primeiros programas... quando aprendi o tal do Gosub no Basic, eu achei maravilhoso ficar evitando ter que redigitar o mesmo código várias vezes e sempre que tinha que mudar, tinha que sair correndo o código para alterar todas as linhas. Quando você padroniza, você acaba criando sua biblioteca e com isso, poderá sempre evolui-la sem ter que mudar todos os códigos dos seus sistemas.

E os outros? Bom... eu sempre tive um grupo de amigos em todos os ambientes, sendo que na sua maioria fora do meu ambiente de trabalho. Sempre estávamos trocando idéias, experiências e até códigos, mas isso era sempre tudo muito subjetivo e/ou por impressos e depois, por disquetes.... imagine só isso?

Precisamos sempre estar trocando idéias, vendo novos conceitos, melhorando o nosso código e ferramentas a cada dia. A Internet nos dá esse poder, o poder de deixar a disposição a sua idéia, código e até problema, para que outros usuários possam aprender ou até ajudá-lo.

Compartilhe o que você tem... tudo o que você tem é MUITO precioso, lembre-se que cada idéia simples que você tiver, pode ser aquela coisa que faltava para resolver um grande problema. Não se sinta inferiorizado, porque alguém fez algo aparentemente melhor que você... pegue a idéia, o conceito e faça para você, ou ainda, já que estamos no tempo do Open Source, pegue o código, melhore e colabore com o autor e se torne co-autor.

Analista de Sistemas, especialista de projetos para Internet desde 1993, projetista e mantenedor de diversos sites no Brasil, como os sites da FAMEM e Porto do Itaqui.


Precisamos de padronizar os SIW?

Written by Ruben Zevallos Jr.


Continued from page 1

A equipe de design, até agora, não foi limitada pelos sistemas padrões. Portanto os padrões não são ruins. A equipe de SIW, pegará os dados e definirá os sistemas, bem como poderá usar todos os sistemas padronizados, e até mesmo uma ferramenta de publicação única, como se o projeto estivesse mudando a roupa.

Evoluindo nos padrões O bom dos padrões, são quando eles estão sempre evoluindo, isto é, crescendo em facilidades e simplicidade. Isso só acontece, sem for amplamente utilizado, seja dentro de uma empresa ou como muitos padrões na Internet, que são utilizados por milhares de desenvolvedores.

A adoção de um padrão dependerá muito de:

  • Facilidade do uso;
  • Ambiente utilizado;
  • Documentação;
  • Base em uso;
  • Exemplo... Muito exemplos práticos;
  • Meios de trocar idéias a respeito.

    Desconheço algum padrão para SIW amplamente utilizado, já que todos os sistemas são criados sempre por suas equipes. Talvez porque os desenvolvedores, sempre querem ter controle sobre o seu código, mas essa prática não é a das melhores. Na eletrônica, é muito comum, você utilizar componentes padronizados, para com isso, você possa dar seqüência a criação do diferencial do seu projeto.

    Eu tenho meu padrão, que a idéia tem evoluido desde o meu primeiro projeto de sistemas, ainda no TRS-80 em Basic e fica cassete, depois migrei as idéas para o Cobol e Assembler, passando para o Mumps e o Clipper. Hoje estou com a mesma idéia, dentro do SIW.

    Hoje em dia, o SIW nos dá um grande poder de evolução visual, porque se padronizarmos a apresentação, poderemos usar o CSS para definir classes visuais, dando uma característica visual especial para cada projeto.

    Ferramentas de auxilio Devemos usar ferramentas para auxiliar no nosso desenvolvimento? Eu digo que SIM... mas devemos ter o cuidado para não ficarmos presos a elas. Devemos ter as ferramentas como de auxílio e não como muleta, que sem elas, cairemos.

    Eu tenho diversas ferramentas de auxilio e a mais interessante de todos é o meu gerador de formulários. A idéia de criar e usar geradores de código, sempre fez parte na minha vida profissional e esse sempre foi um dos meus diferenciais.

    Você poderá também criar suas ferramentas de auxilio, que vão aumentar o a qualidade e velocidade de entrega dos seus projetos. Por isso, que devemos sempre padronizar tudo o que fazemos, para que possamos criar ferramentas para nos auxiliar.

    Eu tenho diversas ferramentas, segue uma lista de idéias que eu uso e poderá servir também para você:

  • Gerador de formulários com base nos dados das tabelas contidos no SQL Server Criar uma ferramenta que cria a parte chata da codificação para é você, é uma grande idéia, porque 80 a 90% do SIW é baseado em funções simples e repetitivas. Porque teremos que gastar o nosso tempo sempre fazendo a mesma coisa?

  • Compressor do HTML gerado, visando reduzir o tempo de download Para o nosso desenvolvimento, sempre incluímos tabulações, comentários etc, que não são necessários para o projeto pronto. Então, tenho um compressor, que coloco o conteúdo HTML estático que eu tenho, e ele retira espaços, comentários e tudo que não é necessário para o projeto final. A média de redução é de 30 a 40%.

  • Compressor do JavaScript, visando reduzir o tempo de download Da mesma forma que o compressor do HTML, o JavaScript - JS, também tem muita coisa que não é necessária para execução. Uma coisa que não é necessária, são os enters, já que as linhas no JS, são finalizadas com um ; ou }. Fora, que também colocamos espaços e comentários, que só fazem aumentar o tamanho do código. A média de redução comigo, foi de mais de 50%.

  • Sistema para gerência do projeto, com definições das tabelas, características, validações etc. Sempre tive um pequeno sistema para gerenciar os projetos, nunca foi uma coisa do outro mundo, mas com ele, eu conseguia apresentar protótipos de sistemas em horas. A idéia é criar um banco de dados com as definições básicas do sistema, como tabelas, campos, validações e descrições. Só com isso, já podemos gerar todas as telas de entrada de dados, algumas listagens e principalmente a documentação e help do sistema.

    Dicas para seus padrões no SIW Segue algumas dicas para que você tenha seus padrões ou implante na sua empresa ou no seu trabalho isolado, não importa se seja um projeto simples ou não, sempre padronize. Segue alguns itens que devem ser considerados:

  • Procure algum padrão em uso;
  • Documente as versões com suas evoluções;
  • Anote todas suas idéias para a evolução;
  • Anote os problemas conhecidos;
  • Defina versões e mantenha um arquivo delas;
  • Compartilhe com sua equipe, amigos e parceiros;
  • Crie um espaço para a troca de idéias, sugestões e críticas;
  • Seja sistemático na localização e solução dos problemas;
  • Sempre tenha em mente o KIS + S

    Analista de Sistemas, especialista de projetos para Internet desde 1993, projetista e mantenedor de diversos sites no Brasil, como os sites da FAMEM e Porto do Itaqui.


  •     <Back to Page 1
     
    ImproveHomeLife.com © 2005
    Terms of Use