Continued from page 1
O futuro do SIW Cada vez mais as grandes empresas estão convergindo para este ambiente. Todos estão visando a redução dos custos de propriedade dos computadores (TCO), e a Interface Web é a melhor forma de conseguir isso.
A Microsoft, SUN. Oracle e entre outras grandes empresas, estão apostando alto em Frameworks baseados em tecnologias próprias ou abertas. Por isso precisamos sempre saber que lado estamos falando. Porque no SIW temos 2 lados a pensar, que é o cliente e o servidor. O servidor poderá ser um servidor Microsoft Windows ou Linux, quanto o cliente poderá ser qualquer equipamento que interpretar a linguagem de apresentação utilizada.
Os Frameworks existentes, bem como o que eu desenvolvi, visa facilitar o relaciomento do programador com o programa, evitando ao máximo a interação com a linguagem de apresentação, como o HTML. Na minha visão, a melhor implementação do momento está no .NET da Microsoft, mas existem outras empresas e grupos de usuários investindo MUITO, como o Eclipse, que também promete muito.
Não sou partidário de ambientes e sistemas operacionais. O importante é que o usuário precisará ter o sistema disponível de forma transparente para ele no cliente para qual foi disponibilizado.
Onde eu quero chegar Estou sempre evoluindo o meu ambiente. Atualmente ele está em ASP usando a linguagem VBScript no servidor e HTML com JavaScript no cliente. Já estou portanto tudo do servidor para PHP e logo para JSP. Com isso, poderei desenvolver o mesmo sistema, com a mesma facilidade para qualquer ambiente que utilize estes 3.
Escolhi as linguagens Script, para não ficar preso aos frameworks proprietários do mercado. As empresas buscam fazer com que os usuários desenvolvedores fiquem presos a estas tecnologias e ambos os principais concorrentes, que são a Microsoft com o .NET e a Sun com o Java, estão ainda se posicionando no mercado.
Neste ano, vou estudar profundamente ambos os ambientes (.NET e Java) para tirar o melhor de cada um e desenvolver ferramentas auxiliares para aumentar a produtividade de desenvolvedores de SIW.
Quem quiser saber mais de SIW, entre em contato comigo no meu e-mail ou deixe um comentário.

Analista de Sistemas, especialista de projetos para Internet desde 1993, projetista e mantenedor de diversos sites no Brasil, como os sites da FAMEM e Porto do Itaqui