Continued from page 1
No caso das mensagens, procure sempre dar atenção ao momento do envio, a origem, a caixa postal de resposta, ao conteúdo da mensagem e, principalmente, se estão pedindo para digitar alguma informação, baixar algum programa OU visitar algum site.
Recomendo, em todas as vezes, procurar entrar em contato com a empresa, banco ou entidade que está pedindo a informação. Empresas idôneas sempre incluem o telefone de contato, mas procure SEMPRE o que você já tem e conhece.
Verifique o endereço onde que está o arquivo e para onde o endereço aponta.
Todos os e-mails falsos que recebi, todos apontavam para sites que nada tinha a ver com o Banco do Brasil, Itaú e Bradesco. No caso do e-mail do Banco do Brasil, os golpistas copiaram a mensagem que diz que o "Banco do Brasil não envia mensagens sem a minha autorização" e realmente NUNCA dei autorização ao Banco do Brasil para me enviar mensagens.
Recomendo muito cuidado e atenção com o que você recebe na sua caixa postal. O e-mail é a melhor ferramenta se você usá-la com cuidado e atenção.

Analista de Sistemas, especialista de projetos para Internet desde 1993, projetista e mantenedor de diversos sites no Brasil, como os sites da FAMEM e Porto do Itaqui.