Expansão Espacial?

Written by Ruben Zevallos Jr.


Continued from page 1

O que poderíamos ganhar para uso imediato? Penso que teríamos facilmente: - novas formas de produção e uso de energia solar, com células de hidrogênio e outras - Equipamentos menores e com menor consumo de energia - Novos materiais, para o revestimento e uso em veículos, aviões e até nas nossas casas - Formas de armazenagem e transporte de alimentos - Computadores mais rápidos e menores - Transporte mais rápidos e baratos - Telecomunicação rápida e mais segura - Técnicas e novas formas de medicina à distância

Porque não fazemos isso? Devido ao nosso umbiguismo, egoísmo e imediatismo, esquecemos que na maioria das vezes, vamos ao trabalho somente para poder criar um melhor espaço e mundo para nossos filhos. Imagine um mundo melhor que poderíamos dar se realmente poderíamos expandir as fronteiras para fora do nosso mundo?

As pessoas estão mais preocupadas em comer, pagar o seu aluguel, tomar a cervejinha no final do dia ou final de semana e esquecem do que estamos fazendo, terá impacto no futuro para nossos filhos, netos e todos nossos descendentes. Será que não vale a pena?

Muitos pensam que o investimento na tecnologia espacial não poderá mudar suas vidas de imediato.

E as guerras? O medo de perder a vida nos mata de medo. Por isso, que o Senado Americano aprovou Bilhões de dólares só para a Guerra do Iraque, sendo que o que foi gasto até hoje com todos os programas da NASA, não chegam ao que foi gasto na 1a Guerra do Golfo. Talvez, se somar todos os programas do mundo, não chegará ao que está sendo gasto na Guerra do Iraque.

Imagine a humanidade sendo dizimada, aniquilada por um asteróide? Ninguém pensa nisso, sabe porque? Porque não é um problema imediato, não está ai na nossa frente e nem talvez estará para nossos filhos. Será?!?!?

Se hoje fosse descoberto que algum asteróide venha colidir com o nosso planeta, a única coisa que poderemos fazer, será rezar que consigamos sobreviver, mas uma coisa é certa, o mundo que conhecemos deixará de existir. Não teremos energia elétrica, com isso, vão acabar as fábricas, comunicações e tudo mais...

Devido a tamanha e possível catástrofe, porque a Humanidade não investe 1% do PIB mundial na conquista do espaço?

Uma sociedade espacial é viável? Como leitor de ficção científica, bem como fã de séries como Star Trek, é totalmente possível a existência de uma sociedade espacial. A profissão hoje existente nos navios, poderá ser aplicada da mesma forma as naves espaciais ou também a forma que hoje existe nas aeronaves.

As colônias espaciais, poderão gerar novos meios comerciais e novas linhas comerciais e de transporte entre as novas colônias, que poderão ser os oásis de vida numa futura catástrofe no nosso planeta.

Issac Isimov e Arthur C. Clack, mostra que a existência de colônias espaciais e até em outros mundos é viável, sem muito segredo e da mesma forma, que nossos antepassados se adaptaram ao novo mundo, com certeza isso acontecerá nas novas colônias.

A série de livros Perry Rhodan, mostra que é também viável uma sociedade espacial militar e comercial, onde ambos podem andar juntos no crescimento e na colonização de planetas na nossa galáxia e até em outras.

O que poderemos fazer? Poderemos nos unir para criar um programa local, nacional e quem sabe mundial?

1% do PIB é muito dinheiro, mas muito menos que os militares gastam na pesquisa e desenvolvimento de armas de destruição em massa.

Vamos movimentar o mundo para que possamos salvar a humanidade, bem como semear o espaço com a nossa espécie.

Analista de Sistemas, especialista de projetos para Internet desde 1993, projetista e mantenedor de diversos sites no Brasil, como os sites da FAMEM e Porto do Itaqui.


Será que o nosso Universo é Finito?

Written by Ruben Zevallos Jr.


Continued from page 1

Para chegar as melhores conclusões, diversas agências espaciais e centros de pesquisas estão lançando no espaço satélites para receber as imagens produzidas pelos corpos e Galáxias distantes usando Raios X, Rádio, A Luz em infravermelho, ultravioleta e a luz normal. O interessante é imaginar que todas as emissões que um corpo tem no espaço, pode ser visto mesmo sem usar a luz normal.

Hoje, o principal meio de observação do Universo, tem sido o Hubble, que é um dos maiores e mais poderosos olhos construídos pelo homem, pena que o "Presidente" Bush decidiu que não vão ter mais missões para troca de baterias e melhorias necessárias para que o Hubble continue funcionando até que o seu substituto, o Ultra Deep Field. O Brasileiro Fernando Ribeiro, professor da Universidade de Brasília, criou a campanha na Internet Save The Hubble. O interessante, que a decisão final para desativar o Hubble, veio exatamente da NASA, vamos aguardar que tudo caminhe bem.

Dentro do contexto da exploração espacial, o SETI - Search for Extraterrestrial Intelligence também tem feito suas descobertas e hoje é um dos maiores projetos, se não o maior de computação distribuída, tendo em vista a análise dos sinais de rádio dentro de uma faixa específica vindas atualmente do Rádio Telescópio de Arecibo no Equador. O SETI propõe a busca de vida Inteligente no espaço, seguindo a idéia, que essas inteligências tenham também evoluído ao ponto de criar emissões de rádio como as nossas, ou também, tenham feito transmissões específicas visando contato com outras inteligências, como as que foram feitas por nós alguns anos atrás.

A compreensão do Universo, é muito importante para nós, os habitantes deste pequeno planeta Terra que órbita a estrela Sol, que está no Braço de Orion junto com outras milhões de estrelas, conheça mais a respeito do universo visível e da nossa Galáxia no Atlas do Universo, e veja o quanto é maravilhoso e surpreendente.

Ainda falta muito para que o homem consiga compreender o nosso maravilhoso e surpreendente Universo. Deus o fez muito bem feito, dentro da simplicidade, as pesquisas não estão somente confinadas áreas da Astronomia e Física estelar, também estão nos laboratórios de análise de sub-partículas onde os cientistas estão usando aceleradores de partículas para descobrir os tijolos da matéria, mas isso é para outro post.

Analista de Sistemas, especialista de projetos para Internet desde 1993, projetista e mantenedor de diversos sites no Brasil, como os sites da FAMEM e Porto do Itaqui.


    <Back to Page 1
 
ImproveHomeLife.com © 2005
Terms of Use